O ex-atacante do Grêmio Maxi López, de 38 anos, é o novo proprietário do Birmingham City, da segunda divisão inglesa. O centroavante, que atuou no Tricolor em 2009, foi o primeiro argentino a comprar um clube inglês.
Segundo o jornal Birmingham Mail, os direitos do clubes foram vendidos por meio de um consórcio, que comprou os direitos do clube por 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 275 milhões na cotação atual). López fez parte deste financiamento que comprou as ações que antes eram do empresário chinês Paul Suen Cho Hung.
López e seus sócios já estão acordados com o antigo proprietário, mas é necessário que a EFL (English Football League), entidade que comanda o futebol inglês nas divisões abaixo da Premier League, aprove as mudanças. Esse processo pode levar semanas até ser concluído.
O ex-atleta celebrou a sua nova aquisição e ressaltou que é um dia feliz para os torcedores do Birmingham City, incluindo ele mesmo.
— É o nosso dinheiro. Trabalhei para isso por quase um ano. Acho que é um grande projeto. Há muito potencial nesta equipe — afirmou o ex-atleta.
Carreira como profissional
Ex-Grêmio, o atacante começou sua carreira no River Plate, em 2005. No meio de 2006, se transferiu para o Barcelona, onde começou a carreira no futebol europeu.
No Grêmio, López jogou em 2009 e ficou famoso por marcar o gol da vitória por 2 a 1 no Gre-Nal 377, conhecido como o clássico dos 100 anos de história do confronto. O argentino ainda passou pelo Vasco, em 2019. Ele se aposentou em 2021, jogando pelo Sambenedettese, da quarta divisão italiana.