O Grêmio chega para a última rodada do turno da Série B em situação confortável em relação à briga para voltar à elite do futebol brasileiro. Sem perder há 12 jogos, o time gremista está solidificado no G-4 da competição. Independentemente do que aconteça na 19ª rodada, o clube gaúcho não deixará a parte de cima da tabela. Dependendo de resultados paralelos, pode terminar a primeira metade do torneio na segunda colocação.
Se vencer o Brusque nesta terça-feira (19), o Tricolor pode sonhar com a segunda colocação. Assim, o time gremista saltaria para os 35 pontos e caso Vasco e Bahia não vençam na rodada, assumiria a vice-liderança. A ponta é do, por ora, inalcançável Cruzeiro, com 41 pontos. Com 33 pontos, os baianos recebem o CRB, nesta terça. Os cariocas somam 34 e jogam contra o Ituano, também nesta terça, em São Januário.
O empate no Estádio Augusto Bauer manterá o clube gaúcho na quarta colocação. Mesmo que o Bahia seja derrotado, os dois times ficariam com 33 pontos, com a equipe de Salvador levando vantagem no número de vitórias.
O mesmo vale em caso de derrota. A diferença para o Sport, que empatou com o Vila Nova, na segunda-feira (18), está em cinco pontos e o time de Pernambuco precisa de, no mínimo, duas rodadas para ultrapassar o Tricolor. A quinta colocação, aliás, pode ser alcançada por Criciúma (24) e Tombense (25), que se enfrentam, e pelo Sampaio Corrêa (25), que encara o Londrina, no Paraná.
Os cenários do Grêmio na 19ª rodada
- Se vencer: ficará entre a quarta e a segunda posição
- Se empatar ou perder: seguirá na quarta colocação