O atacante Ferreira deve ter condições de jogar por mais tempo diante da equipe do Náutico, na sexta-feira (8), às 21h30min, na Arena, pela Série B. O camisa 10 está avançando em termos de condições físicas após ter sido submetido a uma cirurgia para correção de um quadro de hérnia inguinal, ainda no mês de maio.
A comissão técnica do Grêmio espera contar com Ferreira, em totais condições, por 45 minutos na partida contra os pernambucanos. Há a possibilidade deste tempo ser maior, a depender da evolução do próprio atleta nos próximos dias e de como a partida se apresentar. No empate com o Bahia, na Arena Fonte Nova, Ferreira atuou por cerca de 30 minutos, entrando no segundo tempo. Conforme o técnico Roger Machado, a estratégia foi apresentar o jogador com "tanque cheio":
— O Ferreira tinha tranquilamente, pelo volume de trabalho, (condições de jogar por) 30 minutos muito bem. Poderia se estender por 45? Poderia, mas a gente optou por fazê-lo entrar 30, de tanque cheio.
Sobre utilizar o jogador desde o início da partida contra o Náutico, Roger não foi definitivo na entrevista coletiva.
— Estamos falando em três meses que o Ferreira parou esta segunda vez, mas é um semestre inteiro de inconstâncias de jogo, de treinamento. Isso tira o ritmo do atleta. Não sei se para o próximo jogo ele pode entrar no começo. Vou conversar com a fisiologia, com o departamento médico e a preparação física. Se puder, seria ótimo até para termos uma opção a mais — acrescentou.
Ferreira se credencia a começar o jogo contra o Náutico, mesmo sem estar 100% fisicamente, por conta da ausência de Janderson, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Se o camisa 10 não iniciar entre os titulares, Elias deve ser mantido no time. Biel e Villasanti retornam depois de também terem cumprido suspensão.