O Grêmio começa, na tarde desta terça-feira (5), sua preparação para enfrentar o Náutico, na próxima sexta, pela 17ª rodada da Série B. Para esta partida, Roger Machado contará com os retornos de Biel e Villasanti, que cumpriram suspensão automática contra o Bahia, e não terá Janderson, que recebeu o terceiro cartão amarelo.
Titular absoluto até o momento, Villasanti deve recuperar sua condição de titular no meio-campo, apesar dos rasgados elogios que seu substituto, Thiago Santos, recebeu do treinador gremista após o empate sem gols contra o Bahia.
— Hoje (domingo), por exemplo, um jogador que todo mundo, a torcida identifica como símbolo do rebaixamento, o Thiago Santos fez uma partida impecável. No jogo em casa, contra o Londrina, em determinado momento eu busquei ter alternativa do Thiago em campo, mas eu tenho certeza de que a impaciência que a torcida tem com ele vai gerar ansiedade para o time e eu opto, por vezes, passar o Sarará. Fora de casa eu tenho tranquilidade de colocar o Thiago porque não tem o aspecto emocional do jogo em casa, da resistência que tem contra o atleta. Ele fez uma partida impecável — avaliou o comandante gremista.
Conforme números do SofaScore, o camisa 5 tocou na bola 47 vezes em Salvador, acertou 26 de suas 34 tentativas de passe, conseguiu executar corretamente três de quatro bolas longas, ganhou os três duelos aéreos que disputou e venceu três de quatro disputas no chão.
Thiago atuou por 84 minutos e não cometeu nenhuma falta, conseguiu duas interceptações e três desarmes, foi driblado em uma oportunidade e perdeu a bola nove vezes durante a partida, que foi sua quinta atuação nesta Série B.
— Por vezes, o próprio atleta se vê numa condição de querer procurar outros ares, porque no lugar onde ele está, ele não se sente acolhido por todo mundo. Isso é muito ruim. Assim como a torcida gosta de uns, ela não gosta de outros. Eu como treinador vou escalar aqueles que eu entendo que possam ser mais aproveitados no momento — concluiu Roger Machado.
Na Série B, Thiago Santos atuou em cinco jogos, dois deles na Arena. Ele foi titular contra Vasco, Novorizontino, Sport e Bahia e entrou no decorrer da partida diante do Sampaio Corrêa.
Confira as médias de Thiago Santos na Série B:
Partidas jogadas: 5
Minutos por partida: 71
Gols: 0
Finalizações por jogo: 0,6
Toques na bola por partida: 40,6
Passes decisivos: 0,4
Passes certos: 23,2 (76%)
Passes no próprio campo: 11,8 (84%)
Passes no campo de ataque: 11,4 (68%)
Bolas longas: 2 (50%)
Perda de posse de bola por jogo: 9,2
Interceptações por jogo: 0,6
Desarmes por jogo: 2,0
Bolas recuperadas: 0,4
Dribles sofridos por jogo: 1,4
Dribles bem sucedidos: 1,2
Disputas de bola vencidas: 4,8 (44%)
Duelos ganhos no chão: 3,4 (45%)
Duelos aéreos ganhos: 1,4 (44%)
Faltas cometidas: 2,2
Faltas sofridas: 0,2
* Dados do SofaScore