A briga por uma vaga no G-4 da Série B do Brasileirão está cada vez mais acirrada. Ainda que o Cruzeiro tenha disparado na ponta (tem 14 pontos de diferença para o quinto colocado), todos os outros clubes brigam praticamente ponto a ponto para se garantirem na Série A do Brasileirão.
Atualmente, o Grêmio é o quarto colocado, com 26 pontos, três a mais que o Criciúma, quinto colocado e primeiro fora da zona de classificação para a primeira divisão do futebol brasileiro. Apesar disso, o Tricolor tem encontrado dificuldades para jogar contra os seus principais rivais na briga pela Série A.
A equipe de Roger Machado tem apenas quatro pontos conquistados contra os sete primeiros colocados (ainda não jogou contra a Tombense). Dos 15 pontos disputados, conseguiu apenas 26,6% de aproveitamento — quatro empates e uma derrota. Todos os jogos, casualmente, foram da sexta rodada até aqui.
Naquele domingo de tarde, no dia 8 de abril, o Grêmio foi derrotado pelo Cruzeiro, na Arena Independência, por 1 a 0. Depois disso, empatou com Criciúma (quinto colocado), com o Vasco (segundo), com o Sport (sexto) e, no último final de semana, com o Bahia. Todos os jogos que acabaram empatados foram 0 a 0. O saldo é de -1 (zero gols marcados e um gol sofrido). Desses, apenas a partida contra o time catarinense foi na Arena.
Daqui duas rodadas, o Tricolor enfrenta a Tombense, na Arena, às 16h30min, no sábado (16). É a oportunidade da equipe gaúcha se distanciar ainda mais dos times que estão fora do G-4 da Série B.
Os jogos contra os adversários pelo acesso
- Cruzeiro 1x0 Grêmio
- Vasco 0x0 Grêmio
- Bahia 0x0 Grêmio
- Grêmio 0x0 Criciúma
- Sport 0x0 Grêmio
* Ainda vai jogar contra o Tombense
- 5 partidas
- 4 pontos em 15 disputados (quatro em
- Zero gols marcados e um gol sofrido