Grêmio e Cruzeiro estão próximos de concluir o empréstimo de Fernando Henrique para o time mineiro. O jogador já está em Belo Horizonte para acertar os últimos detalhes e assinar um contrato de empréstimo até o final de 2023. Conforme Marcelo Pacheco, empresário do volante de 21 anos, a transferência tem como objetivo dar um retorno financeiro ao Tricolor.
— Se ele chega no Cruzeiro e faz uma boa participação, o Grêmio tem muito a ganhar financeiramente. Entendo a chateação do torcedor, que aproveita para criticar e achar que está tudo errado, mas não vejo dessa forma. Se não tem como ter o retorno esportivo e financeiro, vamos tentar ter pelo menos o financeiro. No momento, entendo que o ideal para o atleta é buscar um espaço em outro ambiente. Então, vai ser bom para o clube e para o jogador — explicou Pacheco, destacando a concorrência que Fernando Henrique enfrentaria no meio-campo gremista:
— O último ano do Grêmio foi de instabilidade. Houve a promoção de muitos jovens. É natural que uns tenham sequência e outros não. No caso do Fernando Henrique, ele demonstrou futebol nas poucas oportunidades que teve. Agora é natural que haja outras opções e que o treinador opte por jogadores mais experientes. É tudo uma questão de contexto. Não há negligência do atleta nem do Grêmio. Com Lucas Leiva e Thaciano, são muitos jogadores na posição, por isso solicitamos a transferência.
Conforme o agente do jogador, o Cruzeiro terá a opção de compra de Fernando Henrique em dois momentos. A primeira será ao final da temporada 2022, enquanto a segunda no final de 2023, quando o empréstimo tem previsão de encerramento. Por outro lado, caso a Raposa não exerça o poder de compra na primeira oportunidade, o Grêmio pode solicitar o retorno do volante para Porto Alegre.
Fernando Henrique fez apenas seis jogos com a camisa tricolor em 2022 — quatro deles pelo Gauchão. A única oportunidade como titular ocorreu diante do Aimoré, no início de fevereiro, no Estádio Cristo Rei.
Para o setor defensivo do meio-campo, além de Lucas Leiva e Thaciano, o Grêmio também conta com Villasanti, Bitello, Matheus Sarará, Thiago Santos e Lucas Silva.