O Londrina chega a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio embalado pela vitória na última rodada, diante do Guarani, por 3 a 1. O time comandado por Adilson Batista, o Capitão América, ganhou cinco posições com o êxito sobre o Bugre e agora ocupa o oitavo lugar na Série B, com 18 pontos — a quatro do Tricolor, primeira equipe do G-4. Fora de campo, os conselheiros aprovaram a inclusão no estatuto do clube que permite uma mudança para Sociedade Anônima do Futebol. Em breve, o clube poderá ser negociado e se transformar em SAF.
Permanecer na Segunda Divisão por mais um ano é a prioridade do time do interior paranaense, embora a zona de acesso não esteja distante. Para atingir seu primeiro objetivo, o Estádio do Café tem sido o local para a sua base de pontos. Foram quatro vitórias e três empates sob seus domínios, com apenas uma derrota para o Vasco. Porém, longe de Londrina, o Tubarão tem ameaçado pouco seus adversários. Depois de quatro derrotas seguidas, o time venceu pela primeira vez fora de casa na 11ª rodada, quando superou a Ponte Preta por 2 a 1.
Adilson Batista, 53 anos, está prestigiado na condução do Londrina. Ele assumiu o clube em março, ainda durante a disputa do Paranaense, e foi eliminado nos pênaltis para o Athletico-PR. Na sequência, teve um mês para desenvolver a equipe para o Brasileirão Série B. O retrospecto é acima do esperado. No ano passado, por exemplo, o LEC livrou-se do rebaixamento apenas na última rodada.
O destaque do time na temporada é o caxiense Caprini, de 24 anos. Formado pelo Juventude, ele está no Londrina desde o ano passado e é vice-artilheiro no ano, com cinco gols, e o líder em assistências (quatro). Canhoto, atua pela ponta direita do ataque e tem sido a alternativa de velocidade da equipe, já que pelo lado esquerdo atua Gegê, o armador do time. No ataque, o também veloz Douglas Coutinho atua próximo de Gabriel Santos. Porém, como este será desfalque por conta de um estiramento, Adilson Batista pode encorpar o meio-campo e escalar um terceiro volante, que seria Mandaca.
O zagueiro Saimon, formado pelo Grêmio, retornará ao time titular após cumprir suspensão diante do Guarani. O goleiro Matheus Nogueira, os laterais Samuel Santos e Eltinho e o volante João Paulo são figuras conhecidas no futebol gaúcho. Alan Ruschel está na reserva.