Roger Machado terá muito trabalho para fazer o time do Grêmio jogar. O treinamento da manhã deste domingo (5), no CT Luiz Carvalho, foi de baixa qualidade técnica. O técnico executou atividades de passe e de projeção de seus alas e depois realizou um trabalho em campo aberto e as deficiências técnicas e até de compreensão das tarefas a serem realizadas foram evidentes.
Roger escalou a equipe mais uma vez com três zagueiros. Brenno; Bruno Alves, Pedro Geromel e Kannemann; Edílson, Thiago Santos, Bitello e Nicolas; Janderson, Diego Souza e Biel foram os titulares. O outro time teve: Gabriel Grando; Jhonata Varela, Rodrigues, Natã e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Mateus Sarará e Gabriel Silva; Ricardinho, Elkeson e Elias.
A ideia principal da atividade era dar profundidade pelos lados com Edílson e Nicolas e pressionar a saída dos adversários. Porém, os constantes erros de passe ou demora na decisão de jogadas fizeram Roger parar o trabalho a todo instante para tentar a correção. Mas mesmo com a insistência do treinador, alguns atletas simplesmente não conseguiam executar o que era pedido. Em apenas um momento foi possível observar a execução correta da jogada, com Nicolas cruzando na medida para cabeceio de Diego Souza.
Na segunda parte do treinamento em campo aberto, Diogo Barbosa e Lucas Silva substituíram Nicolas e Bitello, respectivamente. Não houve melhora e em determinado momento, Diego Souza reclamou dos erros e chegou a discutir com Lucas Silva. Já nos momentos finais, foi a vez de Roger perder a paciência. O treinador gremista apitou e parou uma jogada que havia mais uma vez sido mal feita:
— Eu com 47 anos, consigo executar esse lance — bradou o comandante em meio aos jogadores.
Depois de Roger falar por quase cinco minutos, o experiente lateral Edílson se aproximou de Biel e Janderson, que eram bastante cobrados, e disse:
— Cada um tem que ter a compreensão do jogo do outro — em uma alusão ao fato de que para as jogadas serem feitas como pedido, todos teriam que estar cientes do que fazer.
E este foi o último ato do treinamento que foi encerrado logo após esse momento de cobranças. Mas nem todos deixaram o campo. Diego Souza, Diogo Barbosa, Lucas Silva, Thiago Santos e Biel seguiram conversando com o centroavante gesticulando bastante como se tentasse explicar aos companheiros o que estava sendo pedido no treinamento.
Nesta segunda-feira (6), à tarde, Roger Machado comandará mais um treinamento. Desta vez, com portões fechados. Na terça, o desafio será contra o Novorizontino, que tem os mesmos 14 pontos do Grêmio na classificação e está em sexto pelos critérios de desempate. O time paulista vem de rebaixamento no campeonato estadual e disputa a Série B pela primeira vez na história.