O empate em 1 a 1 com o CSA trouxe mais uma dose de decepção para o torcedor do Grêmio com as dificuldades apresentadas pelo time na Série B. Após sair perdendo no primeiro tempo com o gol marcado por Geovane, o time de Roger Machado conseguiu empatar no início da segunda etapa com Janderson.
Apesar de comemorado por jogadores, comissão técnica e direção, o ponto conquistado em Maceió deixa a situação da equipe no G-4 ameaçada. O Sport ainda entra em campo pela 14ª rodada. Se vencer o Brusque neste sábado (25), a equipe pernambucano chega aos 23 pontos e empurra o Grêmio, com um a menos, para o quinto lugar.
O jogo contra o CSA mostrou novamente a dificuldade que o Tricolor encontra para fazer gols. E, desta vez, o adversário conseguiu furar a melhor defesa da Série B. O resultado ampliou a sequência invicta na competição para oito rodadas, mas o sentimento ao final da partida era de que o time poderia ter voltado com mais dois pontos. Só faltou competência para aproveitar as chances criadas.
— Penso que foi um ponto importante, mas poderíamos ter saído com a vitória. Importante empatar, mas buscamos a vitória até o final, fica um gosto amargo. São muitos jogos de invencibilidade, bem verdade que muitos empates. O que nos deixa com expectativa positiva é que produzimos bem — afirmou Roger.
Uma nova mudança tática ficou no ar, de acordo com as palavras de Roger Machado. Questionado sobre a possibilidade de repetir a formação adotada no segundo tempo, com a saída de um dos zagueiros para a entrada de mais um meia, o técnico afirmou que vê a alternativa como uma variação interessante para a Série B.
— As variações táticas são para determinados momentos e cada adversário. Nessa estrutura (com os três zagueiros) o Bitello é nosso meia, mas com compromisso de retorno na fase defensiva. É uma alternativa importante, gostei muito como nos comportamos com esse meia centralizado. Penso que pode ser utilizado em outros momentos principalmente nos jogos dentro de casa — projetou.
Essa peça, inclusive, é um dos alvos que o técnico solicitou para a direção. Roger Machado citou em sua entrevista que um meia articulador é uma das carências que ainda existe no grupo de jogadores. Por conta dessa busca, o nome de Mateus Vital não é prioridade. O jogador do Corinthians costuma atuar pelos lados do campo.
— O que estamos buscando para essa função atrás do centroavante é um meia articulador, alguém para cadenciar o jogo. O que o Zinho fazia. Esse cara que a bola vai chegar nele e ele dará tempo para o volante passar. Alguém que tecnicamente controle o jogo.
O próximo adversário do Grêmio será o Londrina, às 19h, na próxima terça-feira. A tendência é pela manutenção do time que iniciou a partida contra o CSA, com Campaz como alternativa na vaga de Natã.
Com o bom aproveitamento como mandante na Série B, o time venceu quatro dos seis jogos na Arena, a expectativa é de que a equipe possa dar uma melhor resposta e evite que as cobranças dos torcedores por melhor rendimento tragam novamente a pressão para os bastidores do clube.