O Grêmio conseguiu reagir no segundo tempo e empatou com o CSA, em Maceió, pela 14ª rodada da Série B . O clube corre o risco de deixar o G-4 ao encerramento da rodada. Para Roger Machado, o time gremista produziu o suficiente para ter vencido a partida.
— Foi um ponto importante, mas poderíamos ter saído com a vitória. Fica um gosto amargo, por termos produzido o suficiente para vencer. Nos deixa uma expectativa positiva, pois produzimos bem com o Campaz no meio-campo — disse o técnico gremista.
Roger Machado montou o time inicialmente no 3-4-3, esquema utilizado nas últimas rodadas. No intervalo, porém, com a entrada de Campaz no lugar do zagueiro Natã, o time retomou o esquema 4-2-3-1 e cresceu de produção. Além do gol de Janderson, no primeiro minuto da segunda etapa, produziu outras oportunidades para a virada. O colombiano e a formação podem ganhar sequência.
— Hoje trabalhamos com três zagueiros e o jogo ofensivo foi nessas características. Os nossos pontas, junto com os alas, sofrem por ter um volume de jogo grande. O Bitello também para ser o meia e voltando para recompor. Gostei muito da forma como a gente se comportou com o Campaz como meia centralizado, no 4-2-3-1, e penso que pode ser utilizado em jogos em casa, quando teremos o maior controle da partida — destacou Roger.
Diante do CSA, o Grêmio promoveu a estreia do atacante Emerson, de 20 anos. Elias mais uma vez ganhou oportunidade no segundo tempo, enquanto Biel segue como titular e acumulou uma assistência. O treinador valorizou a atuação dos jovens e explicou seu processo de desenvolvimento dos jogadores.
— É o trabalho de formiguinha. Quando batem do lado de fora, temos de fazer carinho dentro. Mas sem deixar de pontuar onde eles estão pecando. Como o Elias, que chamei para conversar. Disse que ele está perdendo muitos gols, mas que não se esconde atrás do erro e segue se aperfeiçoando. É um trabalho que tem de ser feito diariamente. Com o Emerson, na beira do campo, eu disse a mesma coisa. Coragem, como no treino. Pegar a bola e ir para cima do marcador. Como treinador, tenho a responsabilidade pela carreira deles, mas não vou passar a mão na cabeça sempre — disse o técnico do Tricolor.
O Grêmio volta a atuar pela Série B na próxima terça-feira (28), às 19h, diante do Londrina. Para se manter no G-4, seca Sport e Tombense, que ainda jogam na rodada.