A atuação no segundo tempo contra o CSA agradou o técnico Roger Machado. Depois de sacar o zagueiro Natã no intervalo, colocando o meia-atacante Campaz, o Grêmio igualou o marcador no Estádio Rei Pelé e deixou Maceió com a ideia de que poderia ter saído vencedor. Por isso, a tendência é dar continuidade ao mesmo time nesta terça-feira (28), quando o Tricolor recebe o Londrina, na Arena.
Porém, não será apenas a troca de um jogador por outro, mas a mudança de sistema tático, passando do 3-4-3, que foi utilizado nas últimas seis rodadas, para o 4-2-3-1.
— No jogo passado (Sampaio Corrêa), usei o Bitello. Hoje (na última quinta-feira, contra o CSA) foi o Campaz, que se mostrou muito dinâmico, controlando o jogo tecnicamente, pisando na área, se juntando ao lado esquerdo e gerando alternativas. Gostei muito da forma como a gente se comportou com este meia centralizado, em um 4-2-3-1. Penso que pode ser utilizado em outros momentos, principalmente nos jogos dentro de casa, onde temos que ter maior controle técnico da partida — explicou Roger após o empate na capital alagoana.
O próprio atleta colombiano passará a ser usado em uma função diferente da que foi escalado anteriormente. No início da Série B, assim como havia sido na reta final do Gauchão, o Grêmio jogava no 4-3-3, com o camisa 7 aberto pelo lado direito do campo. Ou seja, sem a presença de um meia armador, com três volantes e três jogadores no ataque.
Sob este modelo, foram sete apresentações na competição nacional, com três vitórias (Guarani, Operério e CRB), dois empates (Ponte Preta e Ituano) e duas derrotas (Chapecoense e Cruzeiro).
Depois disso, Roger tentou acomodar os dois centroavantes no ataque (Diego Souza e Elkeson), adotando o 4-4-2 diante do Criciúma, em casa. No entanto, não conseguiu sair do 0 a 0.
Por fim, a partir da goleada de 5 a 0 sobre o Glória, na Recopa Gaúcha, o Tricolor começou a atuar no 3-4-3. Com três zagueiros, o time sofreu apenas um gol, mas também viu o setor ofensivo passar por um período de escassez, balançando as redes em apenas três dos seis jogos. Foram duas vitórias (Novorizontino e Sampaio Corrêa) e quatro empates (Vila Nova, Vasco, Sport e CSA).
Para o jogo desta terça, válido pela 15ª rodada da Série B, o time jogará com: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Bitello; Janderson, Campaz e Biel; Diego Souza.