A 15ª rodada da Série B pode representar uma virada de chave na vida do Grêmio na competição. Ainda que não tenha condições matemáticas de subir de posição, o Tricolor pode abrir vantagem expressiva para o primeiro time fora do G-4.
Quarto colocado com 22 pontos, mesmo que o Grêmio vença o Londrina e o Bahia (terceiro) seja derrotado pelo Brusque, nesta terça-feira (28), o time gaúcho não conseguirá alcançar os baianos por conta do número de vitórias. Os gremistas têm apenas cinco triunfos, contra oito do rival, que está três pontos à frente.
Portanto, o melhor cenário para o Grêmio será aumentar a diferença para os primeiros times fora do G-4. Para isso, precisa que o Sport tropece diante do Cruzeiro, em Minas. O time pernambucano tem 21 pontos, um a menos do que os gaúchos. Se perder, combinado a uma vitória gremista, a distância pode chegar a quatro pontos.
Outro rival que os tricolores precisam secar para obter o cenário ideal é o Tombense. Sexto na tabela, com 20 pontos, os mineiros encaram o CRB, na quarta-feira (29). Neste jogo, empate ou vitória da equipe alagoana permitem que o Grêmio abra vantagem significativa.
No entanto, em caso de tropeço, o Tricolor pode deixar o G-4 mais uma vez. Para piorar, se for derrotado, pode perder até três posições. Sport, Tombense e até mesmo o Criciúma podem ultrapassar o Grêmio na rodada. Assim, no pior cenário, a equipe do técnico Roger Machado pode ficar na sétima posição.
Por isso, é importante que o Grêmio faça o dever de casa nesta terça. Na Arena, vencer o Londrina pode significar uma segurança dentro do G-4, enquanto um tropeço pode valer a queda na tabela.
Cenários do Grêmio na rodada
Melhor posição - 4º lugar
- Se vencer o Londrina
- Se empatar, Sport e Tombense não podem vencer
- Se perder, Sport, Tombense e Criciúma não podem vencer
Pior posição - 7º lugar
- Se perder, somado a vitórias de Sport, Tombense e Criciúma