Mesmo com uma atuação sem brilho, a vitória do Grêmio sobre o Londrina por 1 a 0 terá repercussão na estratégia do clube na Série B. A ideia de um time com Campaz como meia central, e sem a utilização dos três zagueiros, agradou e terá sequência. O resultado na Arena manteve a equipe na quarta colocação pela terceira rodada seguida, agora com 25 pontos.
— Fizemos um grande jogo. O placar de 1 a 0 não traduz a partida. Talvez tenha sido o jogo em que mais criamos — disse Roger Machado após a partida.
No domingo, o Grêmio defende uma invencibilidade de nove partidas contra o Bahia, às 16h, na Fonte Nova. O técnico não contará com Biel e Villasanti, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Gabriel Grando, que teve atuação insegura, deve continuar no gol, já que Brenno segue fora tratando de lesão na panturrilha. Ferreira, fora desde 15 de abril, pode ser relacionado para o confronto. O atacante conseguiu voltar antes do previsto da recuperação de uma cirurgia para corrigir uma hérnia inguinal e deve ser opção no banco de reservas.
— Continuamos com os pés no chão. O campeonato não acaba agora. Mas a confiança de estar no G-4 eleva a moral do grupo. A invencibilidade e as vitórias sem sofrer gols também fazem isso. Por mais que tentemos não absorver o que vem de fora, a atmosfera positiva em função do G-4 gera uma reação positiva. Falei para os atletas isso. O Cruzeiro e o Vasco ganham cinco ou seis jogos por 1 a 0 e dispararam. Oscilamos no começo e engrenamos uma sequência positiva. Gera muito mais otimismo — avaliou Roger em sua entrevista após a vitória sobre o Londrina.
Principal novidade da equipe para a partida contra o Londrina, Campaz recebeu elogios pela atuação e deve ser mantido no time para a próxima rodada. Escalado como meia centralizado, a mesma função que o colocou no radar gremista quando se destacou no futebol colombiano pelo Deportes Tolima, Campaz conseguiu dar um pouco mais de criatividade ao time.
— Estamos em busca deste jogador. Tenho conversado bastante com o Campaz para que ele busque dar essa dinâmica. São confrontos diferentes sem esse meia atrás do centroavante. São belezas e jogos diferentes. Também me agrada a forma como nos comportamos hoje. O que estamos buscando com o Campaz é uma regularidade maior na partida. É um futebol mais solto. Jogando naquela zona central, ele pode se movimentar pelos dois lados — comentou o treinador.
Outro ponto positivo foi o fim da seca de gols de Biel. Contratado para a Série B, o atacante marcou o seu primeiro gol com a camisa do Grêmio após 15 jogos.
— O Biel estava ansioso para fazer seu primeiro gol. Ele saiu em uma jogada bonita, como trabalhamos. A retomada e a tabela por dentro. Que bom que desencantou. Faz bem para ele.
A situação negativa que fica da sequência positiva é a dificuldade que Gabriel Grando passou a enfrentar. Contra o Londrina, o goleiro novamente teve momentos de instabilidade, que por pouco não atrapalharam a equipe. O Grêmio acabou salvo por interferência do VAR, que anulou dois gols em lances com falhas do jovem.
— Ele estava um pouco de cabeça baixa, mas faz parte. Essa insegurança, teremos que saber lidar. Atrapalha, mas o positivo é que recuperamos novamente a concentração. O Gabriel é jovem, mas é muito experiente também. Hoje cabe a tristeza, mas tenho certeza que ele estará de cabeça erguida amanhã — comentou Roger.
O Grêmio se reapresenta nesta quarta-feira para iniciar a preparação para enfrentar o Bahia, no confronto direto dentro do G-4 da Série B.