A vitória sobre o Londrina por 1 a 0, na noite desta terça-feira (28), fez com que o Grêmio chegasse ao nono jogo de invencibilidade na Série B do Brasileirão (a última derrota foi no dia 8 de maio, para o Cruzeiro, fora de casa). Com o resultado, o Tricolor se manteve na quarta posição, com 25 pontos, e garantiu-se por mais uma rodada dentro do G-4.
Ainda que o placar tenha sido apertado e que o Grêmio tenha sofrido em alguns momentos do jogo, o técnico Roger Machado aprovou a atuação gremista, salientando que foi uma das partidas que a sua equipe mais criou na Série B.
— Fizemos um grande jogo. O resultado não traduz o que foi a partida. Acho que foi a que mais criamos, a forma que jogamos também foi mais fluída. São belezas diferentes e jogos diferentes. Também me agradou a forma como nos comportamos hoje (terça-feira).
Para este jogo contra o Londrina, Roger optou por voltar ao esquema 4-2-3-1, com a entrada do colombiano Campaz na vaga de um zagueiro (antes Rodrigues, mas na última partida Natã). Com o ingresso de mais um meio-campista, o Grêmio conseguiu ser um pouco mais criativo.
— O Campaz, tenho conversado bastante para ele dar essa dinâmica. Hora vai segurar, finalizar, achar um passe. Viemos buscando uma regularidade dele maior durante a partida, é um futebol mais solto — completando sobre a possibilidade de abrir mão do esquema com três zagueiros:
— Não penso em um esquema para cada jogo, mas para cada momento, mesmo dentro da partida. Não significa que vamos abandonar (os três zagueiros), mas que temos as alternativas muito bem trabalhadas. No final das contas, todo sistema se transforma em duas linhas de quatro. Vamos trabalhar para usar em outras oportunidades também.
Mesmo com a sequência de resultados positivos, o treinador gremista preferiu manter os "pés no chão" e voltou a afirmar que o Tricolor não irá subir em junho.
— Não vamos subir em junho. A confiança de estar no G-4 eleva a moral do grupo. As vitórias elevam a moral do grupo. Por mais que não absorvamos o que vem de fora, isso gera uma atmosfera positiva para a gente. O Cruzeiro e o Vasco ganharam quatro ou cinco jogos por 1 a 0 e dispararam. Oscilamos e agora estamos engrenando. O cenário da projeção não muda, mas gera otimismo.
Agora, a equipe de Roger Machado volta ao gramado no domingo, contra o Bahia, fora de casa.