Se há poucos meses a negociação para transformar a escolinha do Grêmio, à beira do Rio Guaíba, em parque público na Orla havia avançado, o negócio parece ter perdido fôlego recentemente. Segundo o colunista de GZH Paulo Germano, ainda no final de abril, havia o interesse tanto do clube quanto da prefeitura, para transformar o terreno em mais um trecho revitalizado (aberto para toda a população).
No entanto, o clube gaúcho garante que, no momento, não há nenhuma tratativa em curso com o órgão municipal e com a Multiplan para essa transação. A posição do Tricolor é que o assunto foi debatido pelas partes antes da pandemia, ou seja, há mais de dois anos, em uma realidade diferente da atual. Além disso, conforme apurado pela reportagem, o foco do clube, atualmente, é outro, sem previsão para a retomada do assunto. A prefeitura confirma que a negociação não andou nos últimos meses.
Caso a negociação volte a acontecer no futuro, a prefeitura precisará comprar do Grêmio aquela área. Para isso, a ideia seria oferecer ao clube um terreno que o Estado doou ao município em 2019, nas proximidades da Arena. Ali, portanto, seria construída a nova escola de futebol gremista, com instalações bem mais modernas do que as atuais.
No entanto, o Tricolor ainda teria de receber algo em torno de R$ 20 milhões – afinal, o terreno oferecido pela prefeitura vale menos do que a área da escolinha atual. Os valores viriam todos da Multiplan. A empresa, que administra o BarraShoppingSul, está erguendo um bairro planejado com 18 torres na mesma região.