Contratar jogadores que já fizeram sucesso pelo clube tem sido praxe no Grêmio nos últimos anos. O Tricolor confirmou nesta segunda-feira (27) a volta de Lucas Leiva, meio-campista sem clube desde que deixou a Lazio, da Itália, ao término da temporada europeia. Aos 35 anos, o jogador vem para agregar experiência em busca da vaga à Série A do Brasileirão do ano que vem.
O meio-campista, criado nas categorias de base gremista e que atuou no time profissional de 2005 a 2007, fará sua segunda passagem pelo Tricolor. Ele tem 79 partidas e oito gols marcados pelo clube. Lucas fez parte do elenco bicampeão gaúcho em 2006 e 2007 e vice-campeão da Libertadores em 2007, quando a equipe perdeu para o Boca Juniors na decisão.
Relembre outros jogadores que retornaram ao Grêmio
Contratado na temporada passada, era considerado um dos melhores jogadores do Brasil. No entanto, a expectativa não foi correspondida dentro de campo. Cercado de polêmicas em virtude do seu casamento e de lesões, Douglas Costa não conseguiu ajudar o Grêmio a permanecer na Série A do Brasileirão. Com alto salário, o jogador deixou o Tricolor no começo do ano e foi tentar a sorte no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos.
Em sua primeira passagem pelo Tricolor (entre 2010 e 2011), foi campeão gaúcho. No entanto, marcou seu nome na história do clube na segunda (2015 a 2018), quando foi campeão da Copa do Brasil de 2016 — sendo eleito o melhor jogador da competição. Sofreu com lesões, mas saiu pela porta da frente da Arena.
O atual centroavante gremista, artilheiro da equipe na Série B, está em sua segunda passagem pelo Grêmio. A pedido de Renato Portaluppi, voltou ao clube em 2020 para ser o grande fazedor de gols da equipe. Desde então, é o titular da posição. Antes, havia jogado com a camisa tricolor em 2007, quando foi companheiro de Lucas Leiva no vice-campeonato da Libertadores.
O maior ídolo gremista voltou não só como treinador (já são três passagens na casamata), mas também como jogador. Depois de marcar os gols que deram o título mundial para o Grêmio em 1983, contra o Hamburgo, Renato retornou em 1991. Fez 18 jogos e quatro gols.
Lúcio
Mais um daqueles que desembarcaram em Porto Alegre em 2007 para a Libertadores. Depois de sair para atuar na Alemanha, voltou ao Grêmio em 2009, em uma tentativa gremista de deixar o elenco mais experiente. Conquistou o Gauchão em 2007 e em 2010.