Depois de seis rodadas da Série B usando o sistema com três zagueiros no Grêmio, o técnico Roger Machado desmanchou esta formação para enfrentar o Londrina, na noite desta terça-feira (28), na Arena. GZH mostra como funcionou o time na vitória de 1 a 0 que garantiu o Tricolor dentro do G-4 abrindo quatro pontos para o quinto colocado Sport.
Roger já havia desmanchado a formação com três zagueiros no segundo tempo do empate com o CSA, na última quinta-feira (23), em Alagoas. Na ocasião, perdendo por 1 a 0, ele sacou o zagueiro Natã para a entrada do meia Campaz mudando a formação para o 4-2-3-1. O Grêmio rapidamente chegou ao empate com Janderson após cruzamento de Biel e evitou a derrota.
O treinador gremista já havia indicado ainda após o jogo no estádio Rei Pelé a sua ideia de desmanchar o sistema com três zagueiros, principalmente, para partidas na Arena.
— As variações táticas são para determinados momentos e cada adversário. Nessa estrutura (com os três zagueiros) o Bitello é nosso meia, mas com compromisso de retorno na fase defensiva. É uma alternativa importante, gostei muito como nos comportamos com esse meia centralizado. Penso que pode ser utilizado em outros momentos, principalmente nos jogos dentro de casa — projetou.
Roger cumpriu o planejado e o Grêmio voltou a atuar com dois zagueiros diante do Londrina. Com Kannemann ainda no departamento médico, Bruno Alves foi o companheiro de Geromel na linha defensiva que teve Rodrigo Ferreira e Nicolas como laterais. Villasanti e Bitello formaram a dupla de volantes com Campaz entrando na equipe para acompanhar Janderson e Biel na linha de três meias atrás de Diego Souza.
Roger fez uma variação nesse posicionamento da linha de três. Campaz iniciou centralizado, mas ao longo do primeiro tempo invertou com Biel, que partia da esquerda para dentro. Foi por dentro que Biel fez a tabela com Diego Souza para marcar o gol da vitória gremista.
Grêmio no 4-2-3-1 contra o Londrina:
Número de finalizações a favor aumentou
Por um calendário da CBF que colocou mais compromissos fora de casa ao longo do mês de junho, o Grêmio fez apenas duas das seis partidas com três zagueiros dentro da Arena. Em relação a esses jogos, o número de finalizações a favor nesta terça-feira ficou acima da média.
O Grêmio teve contra o Londrina um total de 17 chutes a gol, sendo que nove deles foram no alvo. Nos jogos com três zagueiros na Arena, as vitórias sobre Sampaio Corrêa e Novorizontino, a média de finalizações da equipe ficou em 13,5. No alvo, a média foi de cinco por partida.
Defesa sofreu mais
Se por um lado o Grêmio conseguiu ameaçar mais o gol do Londrina, por outro acabou tendo sua defesa mais assediada pelo adversário. O time paranaense teve um total de 14 finalizações na partida desta terça-feira, um número que igualou a maior marca sofrida pelo Tricolor na Arena nesta Série B, na vitória sobre o Guarani por 3 a 1, em 21 de abril. Nesse jogo, o time também havia atuado com dois zagueiros, mas no 4-1-4-1.
Foi jogando com três zagueiros que o Grêmio teve seu melhor desempenho defensivo na Série B na vitória sobre o Novorizontino, quando o time paulista finalizou apenas duas vezes (uma delas no gol). Na outra partida jogando com essa formação, o Sampaio Corrêa, o Tricolor recebeu onze chutes, um número ainda assim inferior aos 14 do Londrina.
Finalizações do Grêmio nos jogos na Arena na Série B
Londrina (4-2-3-1)
- 17 finalizações
- 9 no gol
Sampaio Corrêa (3-4-2-1)
- 10 finalizações
- 4 no gol
Novorizontino (3-4-2-1)
- 17 finalizações
- 6 no gol
Criciúma (4-4-2)
- 21 finalizações
- 7 no gol
CRB (4-1-4-1)
- 17 finalizações
- 3 no gol
Guarani (4-1-4-1)
- 16 finalizações
- 8 no gol
Chapecoense (4-1-4-1)
- 20 finalizações
- 5 no gol
Finalizações sofridas pelo Grêmio na Arena na Série B
Londrina (4-2-3-1)
- 14 finalizações
- 4 no gol
Sampaio (3-4-2-1)
- 11 finalizações
- 1 no gol
Novorizontino (3-4-2-1)
- 2 finalizações
- 1 no gol
Criciúma (4-4-2)
- 12 finalizações
- 1 no gol
CRB (4-1-4-1)
- 10 finalizações
- 1 no gol
Guarani (4-1-4-1)
- 14 finalizações
- 7 no gol
Chapecoense (4-1-4-1)
- 8 finalizações
- 1 no gol