Confronto marcado por decisões de Copa do Brasil e Libertadores, Grêmio e Cruzeiro se enfrentam pela primeira vez na Série B neste domingo (8), às 16h, no Independência. Os mineiros tentam retornar à elite do futebol brasileiro em seu terceiro ano na segunda divisão. Porém, diferentemente das edições anteriores, o projeto de SAF, encabeçado pelo ex-jogador Ronaldo, poderá reconduzir o clube ao posto antigo.
Depois de vencer duas partidas consecutivas, a equipe mineira alcançou a terceira posição na tabela. Sob o comando do treinador uruguaio Paulo Pezzolano, 39 anos, o time passou a atuar no 3-4-3, esquema pouco utilizado no futebol brasileiro. A campanha no Estadual só não foi melhor porque esbarrou no rival Atlético-MG, na decisão em jogo único, e perdeu por 3 a 1.
Na Série B, a derrota para o Bahia, em Salvador, por 2 a 0, foi a única até o momento. Desde então, teve vitória contra Brusque, empate diante do Tombense, e novos triunfos, agora contra Londrina e Chapecoense. A defesa não foi vazada na sequência invicta.
A base colocada em campo terá uma alteração para o duelo contra o Grêmio. O meio-campista uruguaio Leonardo Pais, que estava jogando como ala direito, foi vetado pelo departamento médico por lesão muscular. O substituto ainda não foi definido.
O elenco reúne jogadores conhecidos do futebol brasileiro, como o goleiro Rafael Cabral, ex-Santos, os zagueiros Zé Ivaldo, ex-Athletico-PR, e Eduardo Brock, ex-Brasil-Pel, os volantes Neto Moura, que atuava no Mirassol na recente eliminação gremista da Copa do Brasil, e Machado, cria da base gremista. O principal destaque é o atacante Edu. Aos 29 anos, ele já marcou 12 gols em 16 partidas da temporada.
Depois do jogo deste final de semana, os mineiros retomam o foco na Copa do Brasil. Na quinta-feira (12), tentam reverter a derrota de 2 a 1 para o Remo.
Em paralelo, o Cruzeiro tem um novo modelo de gestão fora de campo. Nos últimos dias de 2021, Ronaldo Fenômeno, que foi lançado pela equipe na década de 1990, adquiriu 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol junto com empresários investidores.
Desde então, o ex-atleta tenta promover mudanças nas finanças que resultaram em saídas do grupo de jogadores, entre elas, a do goleiro Fábio, atualmente no Fluminense. O foco, segundo o agora administrador, está em recuperar a imagem da instituição dentro e fora de campo para obtenção de melhores resultados no futuro.