Mesmo com a confirmação de que a Recopa Gaúcha será disputada no dia 24 de maio, o Grêmio ainda avalia de que forma irá encarar a disputa com o Glória, em Vacaria. Neste momento, a ideia é esperar o desempenho da equipe nas próximas rodadas da Série B para definir se o clube usará força máxima para defender o título estadual.
Antes de viajar ao nordeste gaúcho, o Tricolor enfrentará três adversários pelo campeonato nacional. Uma semana após encarar o Cruzeiro, em Belo Horizonte, neste domingo (8), visitará o Ituano, no interior paulista. Três dias depois, recebe o Criciúma, na Arena.
Até agora, o Grêmio disputou três edições da Recopa, tendo sido campeão duas vezes. Na primeira, em 2019, goleou o Avenida por 6 a 0, em Porto Alegre. A partida também foi válida pela fase classificatória do Gauchão e, por isso, o técnico Renato Portaluppi escalou o time titular. Os gols foram marcados por Luan (duas vezes), Everton Cebolinha (duas vezes), Leonardo Gomes e Felipe Vizeu.
Em 2020, como se tratava do primeiro jogo da temporada, o Tricolor mandou o time de transição à Boca do Lobo para encarar o Pelotas. Com gol de Ferreira, o Grêmio empatou no tempo normal por 1 a 1 e levou a disputa para os pênaltis, onde os donos da casa levaram a melhor. O zagueiro Rodrigues foi o único a desperdiçar a cobrança.
Por fim, em 2021, o clube reforçou o time de transição com alguns atletas que não vinham sendo titulares com Tiago Nunes, como o lateral Victor Ferraz, o zagueiro Paulo Miranda e o centroavante Diego Churín. O resultado foi 3 a 0, com os jovens Guilherme Azevedo, Léo Pereira e Jhonata Robert decretando a conquista gremista.
Confira a sequência de jogos do Grêmio em maio:
8/5 (domingo): Cruzeiro (F) — Série B
16/5 (segunda): Ituano (F) — Série B
19/5 (quinta): Criciúma (C) — Série B
24/5 (terça): Glória (F) — Recopa Gaúcha
29/5 (domingo): Vila Nova (F) — Série B