O técnico Roger Machado pode ser forçado a trocar metade do sistema defensivo do Grêmio, principal pilar da boa campanha do Grêmio na Série B. Contra o Cruzeiro, no domingo (8), o treinador não terá o lateral Nicolas, suspenso, e pode ficar sem o zagueiro Bruno Alves, que é dúvida por conta de dores no tornozelo direito. A situação é considerada um ponto de atenção no CT Luiz Carvalho.
Melhor defesa da Série B, ao lado do Avaí, com apenas dois gols sofridos, o Grêmio adquiriu solidez no setor a partir da dupla Pedro Geromel e Bruno Alves. Se o segundo não puder atuar, será substituído por Rodrigues, o que faria o Tricolor jogar em Belo Horizonte com uma zaga inédita em 2022.
Bruno Alves será reavaliado no treino da tarde desta quinta (5). Caso não tenha condições, Roger irá trabalhar ajustes no posicionamento na zaga para entrosar a nova dupla. Existe a possibilidade inclusive, nesta hipótese, de Pedro Geromel ser deslocado para o lado esquerdo, com Rodrigues ingressando na direita.
Gera alguma preocupação também a saída de Nicolas, por suspensão. Apesar da confiança da comissão técnica no reserva imediato Diogo Barbosa, o titular é o líder de assistências do Grêmio no ano e vem sendo uma peça fundamental nas jogadas ofensivas do time pela ponta esquerda.
O provável Tricolor para encarar o Cruzeiro tem: Brenno; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel, Bruno Alves (Rodrigues) e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Elias, Diego Souza e Biel.
O Grêmio realizará ainda mais três treinos antes da viagem a Belo Horizonte, no sábado (7). O jogo no domingo (8), será às 16h, no Estádio Independência, já que o Mineirão estará cedido para um evento de música sertaneja.