O Grêmio conquistou sua segunda vitória seguida no Brasileirão Feminino e ingressou na zona de classificação. Com o triunfo por 3 a 0 sobre a Ferroviária, nesta segunda-feira (16), o clube chegou aos 13 pontos e ultrapassa o Atlético-MG no saldo de gols, assumindo a oitava colocação.
Cassia Soares foi um dos destaques ao marcar dois gols e Lais Estevam completou o marcador no CTF Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
Após duas semanas de paralisação do Brasileiro, em virtude da disputa da etapa classificatória do torneio sub-20, a equipe tricolor voltou a campo com algumas mudanças na escalação. Duas das titulares do time principal, que estavam com a base, começaram no banco de reservas: a meia Rafa Levis e a atacante Luany. A centroavante Lais Estevam, que retornou de lesão, foi escalada entre as 11 titulares.
O time de Patrícia Gusmão começou com: Lorena; Sinara, Tuani, Mónica Ramos e Jéssica Soares; Karla Alves, Pri Back, Jéssica Peña; Cássia, Lais Estevam e Caty.
Com um 4-2-3-1 na fase ofensiva, o Grêmio criou a primeira oportunidade aos três minutos. Na jogada pelo lado direito, Caty tentou o passe para Lais Estevam dentro da pequena. Após bate-rebate da defesa, a centroavante tricolor conseguiu bater para o gol, mas o chute saiu fraco.
A Ferroviária, por sua vez, tentava criar oportunidades a partir da pressão, forçando o erro do Grêmio. Com dificuldades na troca de passes, a melhor chance foi somente aos 30 minutos. Após o cruzamento rasteiro para a grande área, a defesa não afastou e Carol Tavares chegou batendo cruzado, mas Lorena conseguiu fazer a defesa.
Com posturas defensivas dos dois lados, a conclusão, novamente, veio de longe. Aos 35 minutos, o Tricolor apertou a marcação e ficou com a sobra. Karla Alves puxou a jogada com Pri Back que, de longe, arriscou o chute e obrigou a goleira adversária a fazer grande defesa.
Antes de os 40 minutos, a técnica Patrícia Gusmão promoveu uma alteração no ataque: Luany ingressou na vaga de Jessica Peña.
Depois de tanto empilhar oportunidades, o Grêmio conseguiu ser efetivo. Aos cinco minutos, Cassia avançou pelo lado direito, recebeu em profundidade, e soltou a bomba, no ângulo, sem chances de defesa.
O primeiro gol abriu o caminho para goleada. O segundo veio novamente com a Cassia. Após o cruzamento de Caty pelo lado direito, ela apareceu de peixinho para empurrar a bola para as redes. Grêmio: 2 a 0, aos 13 minutos.
O terceiro foi questão de tempo. Aproveitando o momento de abalo das adversárias após os dois gols, o time seguiu no ataque. Aos 16 minutos, Luany recebeu pelo lado direito de Lais, que correu para receber em diagonal e bater com categoria na saída da goleira adversária: Grêmio 3 a 0.
A Ferroviária tentou diminuir o marcador em jogada de bola parada. Em cobrança de escanteio, a centroavante Laryh subiu mais que a defesa, e Lorena espalmou no reflexo e impediu o gol de desconto.
Já aos 36 minutos, novamente com Laryh, a Ferroviária chegou a balançar as redes, mas o lance foi invalidado por impedimento.
Na etapa complementar, Luany teve a chance de ampliar a goleada. A atacante gremistas saiu cara a cara com Luciana, mas a arqueira da Ferroviária conseguiu impedir o gol.
O apito final antes dos 49 minutos decretou a segunda vitória gremista na competição.
Próxima rodada
As Gurias Gremistas só voltam a campo no próximo dia 29 de maio, diante do Flamengo, às 11h, no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro.