Imagine você, mãe, ter de conviver com uma distância superior a seis mil quilômetros do seu filho. Perder momentos importantes. Não poder acompanhar, de perto, as pequenas conquistas. Isso, para batalhar e proporcionar um futuro melhor a ele. Além de dar seguimento a um sonho de vida.
A realidade é da volante colombiana Jessica Peña, do Grêmio, que está em Porto Alegre desde o início do ano. O filho Kevin Andrés, 10 anos, ficou morando em Villa Rica, na Colômbia, com os avós maternos Silvia Inês Banguero e Aladino Péña. Mesmo pequeno, ele já entende os motivos da distância, e, inclusive, nutre o mesmo sonho da mãe.
— Além de entender, ele fica muito feliz ao me ver jogar, me ver fazendo o que tanto amo e que ele, assim como eu, sempre sonhou: ser um jogador profissional. Também me sinto feliz e tranquila porque sei que meu filho está nas melhoras mãos, que são seus avós, meus pais. Mas, por outro lado, fico triste, já que queria que ele estivesse aqui comigo — desabafa a jogadora, de 27 anos.
Neste domingo de dia das mães, ela terá de contar, mais uma vez, com a tecnologia para minimizar as saudades. Inclusive, essa é uma ferramenta que utiliza diariamente para manter a proximidade com o pequeno.
— Falo com ele todos os dias, praticamente todo o dia. Já que somente posso vê-lo por uma tela de telefone, mas já me faz feliz, me conforta. Por enquanto é e será a única maneira que poderei fazer (contato) para me sentir tranquila e poder sentir todo esse amor: é a voz que encoraja, a voz que me chama de mamãe — complementa, falando sobre este dia das mães.
Passar o dia das mães longe dos filhos não é uma exclusividade de Jessica. Muitas mães passarão este domingo tendo de lidar com a saudade e acompanhando nas redes sociais as celebrações de outras família. Mas, para essas, a volante do Grêmio deixa um conforto.
— Acredito que a distância pode separar corpos, mas não corações e disso tenho certeza. Mesmo assim, é triste estar longe do meu filho, ainda mais estando em outro país.mo mães, sempre queremos estar junto deles, ajudando-os a crescer e dando sempre apoio.