Depois de entrar em campo contra o Cruzeiro com chance de atingir pontuação de líder, o Grêmio despencou na tabela da Série B desde a derrota em Belo Horizonte com a abertura da sétima rodada. Agora sexto colocado, a seis pontos dos mineiros, o Tricolor precisa vencer o Ituano nesta noite, a partir das 20h, em Itu, para retornar ao G-4. Mesmo o empate não será suficiente para o time de Roger Machado subir de posição na classificação.
Suspenso diante do Cruzeiro, Nicolas tem retorno certo na lateral esquerda, mas pode não ser a única mudança na equipe. Tendo mais de uma semana para preparar o time, Roger Machado testou formação com Gabriel Silva e o garoto pode ser a novidade acompanhando Villasanti e Bitello no meio-campo.
Curiosamente, esse trio formou o setor logo na estreia de Roger, na goleada de 4 a 0 sobre o São Luiz, em 19 de fevereiro, e não foi repetido nos 14 jogos seguintes do treinador. Os três atletas até foram titulares juntos uma outra vez, na vitória de 2 a 0 sobre o Ypiranga, na última rodada da fase de classificação do Gauchão, mas em um outro sistema tático.
Naquela ocasião, o time foi montado no 4-2-3-1 com Villasanti formando a dupla de volantes com Bitello e Gabriel Silva atuando aberto pelo lado esquerdo. Campaz foi o meia central da equipe que teve no setor ofensivo ainda Janderson pela direita e Elias como centroavante.
Na Série B, o Grêmio iniciou todos os jogos anteriores tendo o setor central formado por Villasanti, Lucas Silva e Bitello. Contando ainda o Gauchão, esse trio já foi escalado em nove partidas na temporada.
Enquanto Gabriel Silva e Lucas Silva brigam por vaga no meio-campo e Nicolas voltará na defesa, o ataque gremista seguirá o mesmo com Elias acompanhando Biel e Diego Souza. O garoto formado na base gremista destacou a importância da vitória nesta noite para não deixar os líderes abrirem distância.
— É muito bom ficar entre os primeiros. Esse ano vai ser disputado. Estávamos vendo os jogos, se deixar eles criarem uma vantagem maior, vai ser difícil buscar depois — resumiu o atacante Elias na chegada a Itu, antes de elogiar o adversário desta noite.
— A gente analisou o time deles e viu que é uma equipe muito boa. Eles também perderam na última rodada e buscam a vitória. Trabalhamos forte para vencer.
Como dito por Elias, deixar os primeiros colocados abrirem vantagem é um perigo. Por isso, o Grêmio precisa vencer para retornar ao G-4 e ficar a três pontos do líder Cruzeiro.