O Grêmio conta com um campeão da última Série B no elenco: Matheus Frizzo. O volante, que defendeu o Botafogo-RJ, em 2021, espera nova chance no Tricolor. Recentemente, ele foi elogiado por Roger Machado. Em contrapartida, o contrato do jogador somente será renovado em caso de bom rendimento dentro de campo.
Aos 23 anos, o meio-campista, de 1m82cm, está em Porto Alegre desde fevereiro de 2018. Antes, passou pelas categorias de base de Corinthians e São Paulo. No Rio Grande do Sul, ele foi adaptado às primeiras funções do setor central da equipe. Sem grandes chances após ter destaque no time de transição, foi repassado a Atlético-GO, Vitória e aos cariocas, onde jogou 33 partidas e colaborou para o título da segunda divisão.
Frizzo foi utilizado em só um jogo de 2022: diante do Caxias, na abertura do Gauchão, quando ingressou por 21 minutos. Desde então, perdeu espaço em função de uma amigdalite, quando precisou ser hospitalizado.
Com a troca na comissão técnica e andamento do Estadual, Roger Machado não conseguiu girar tanto as alternativas do plantel. Em entrevista recente para GZH, o treinador relatou admirar as características do atleta:
— Talvez quem eu gostaria de ter visto mais dentro de campo, se pudesse falar de um, seria o Frizzo. Um segundo homem canhoto, que tem finalização de média distância — admitiu o treinador.
Contra o Operário-PR, o volante ficou como opção no banco de reservas. Já diante do CRB, voltou a sobrar. Porém, há o entendimento de que ele pode executar funções para substituir qualquer um do tripé titular: Villasanti, Bitello e Lucas Silva.
Por outro lado, o vínculo profissional entre as partes tem duração até o final de dezembro. Segundo o clube, qualquer renovação será discutida somente após o rendimento dentro das quatro linhas. A partir de julho, o jogador tem a possibilidade de assinar pré-contrato com outra equipe. No mesmo mês, ele completará 24 anos.
Atualmente, o Tricolor tem 70% dos direitos econômicos de Frizzo. A multa rescisória para o Exterior está fixada em R$ 490 milhões.