Eleito um dos melhores zagueiros do Gauchão por seu desempenho pelo Aimoré, Natã retornou ao Grêmio e é uma das novidades entre os relacionados para a viagem a Campinas, onde o Tricolor enfrenta a Ponte Preta, neste sábado (9), pela primeira rodada da Série B.
Aos 20 anos, ganhou a confiança de Roger Machado ao ter boas participações nos treinos com o restante do grupo de jogadores, tanto que está próximo de renovar seu contrato. O vínculo, que inicialmente está previsto para encerrar em outubro, deve ser estendido até o final de 2023.
Natural de Riberão Preto-SP, o jovem se mudou cedo para Marechal Cândido Randon-PR, onde deu seus primeiros passos no futebol. A chegada ao Grêmio ocorreu em 2019, aos 17 anos, depois de passagens pelas categorias de base de Cianorte e Coritiba. Após dois anos atuando no Sub-20 do Tricolor, o zagueiro foi emprestado ao Aimoré, de São Leopoldo, onde disputou no ano passado o Brasileirão Série D e a Copa FGF e, em 2022, o Gauchão, quando conseguiu afirmação.
— O Natã é um zagueiro de muita qualidade e com futuro muito bom pela frente. Ele tem toda todas as virtudes que um bom zagueiro precisa ter. Rápido, com força, boa qualidade técnica e muito bom no jogo aéreo — afirma Rafael Lacerda, que foi técnico do Aimoré no Gauchão.
Para Lacerda, que também foi zagueiro, o fato de Natã ter apenas 1m80cm não é motivo para ele ter problemas no jogo aéreo. Pelo contrário, sua impulsão compensa a estatura abaixo da média entre os defensores.
— Ele compensa com muito impulso. Em nossos testes físicos no Aimoré, ele era um dos jogadores que mais saltava — destacou o atual comandante do Amazonas FC.
Conforme análise da comissão técnica do Grêmio, Natã consegue subir mais de 62 centímetros. Na comparação, poucos companheiros conseguem tal nível de elevação no próprio sistema defensivo. Entre 2021 e 2022, o zagueiro fez 32 partidas pelo Aimoré e marcou um gol. A performance nos últimos meses, entretanto, foi crucial para ele ser escolhido para a Seleção do Gauchão e chamar a atenção da comissão técnica gremista, que também lhe observou no jogo-treino do elenco de aspirantes do Tricolor contra o Cruzeiro-RS.
Diante da Ponte Preta, Roger Machado relacionou quatro zagueiros. Além de Natã, viajaram para o interior paulista a dupla titular, formada por Bruno Alves e Pedro Geromel, e Rodrigues, que está jogando improvisado como lateral-direito. Sendo assim, caso exista a necessidade de substituição de um zagueiro no Moisés Lucarelli, Natã será a opção.