Abraçado por seu torcedor, o Grêmio tem o desafio de dar um importante passo pela Série B. O time estreia, nesta sexta-feira (15), na Arena pela competição e conta com o apoio dos gremistas para fazer com que a força das arquibancadas seja mais um fator importante para impulsionar a campanha de retorno ao Brasileirão no ano que vem. O fator local é um dos principais pontos de vantagem no histórico recente da Segunda Divisão. Nas últimas quatro edições, o time com o melhor aproveitamento como mandante conquistou o título.
Apontado como diferencial do Grêmio na competição, o ambiente que a torcida cria na Arena voltou a ser um fator que auxilia aos jogadores recentemente. A frustração do rebaixamento que permaneceu por um alguns meses se dissipou nas últimas semanas. O retorno de Roger Machado ao comando do time e a conquista do Gauchão serviram como pontos de reaproximação da torcida com o clube. Em 2022, o clube recebeu mais de 3 mil associações. O total agora é de 61 mil sócios em dia, o que representa R$ 4 milhões por mês. Só o saldo a mais de retorno do torcedor ao quadro social representou um acréscimo de R$ 400 mil no valor.
Enquanto a direção ainda negocia com a empresa que gere o estádio a questão do valor dos ingressos, o clube preparou uma campanha especial que ocorrerá durante toda a Série B. Como forma de engajar a torcida para os jogos como mandante, o clube lançou o "Alentaço". A campanha prevê que os jogadores entreguem antes do jogo uma faixa para ser fixada no estádio. Além da ação com o "trapo", os atletas também entraram em campo com um patch na camisa de jogo. Cada um dos 19 jogos na Arena terá um emblema especial. A frase utilizada como inspiração para a confecção do design do símbolo para o jogo contra a Chapecoense foi "Cada vez te quero mais".
Com o projeto de marketing que se iniciará nesta sexta, a ideia é de que o impacto do ambiente favorável sirva também como uma vantagem técnica para os jogadores. Na experiência de Galatto, um dos heróis do acesso gremista em 2005, a torcida realmente propícia um estímulo extra para esse tipo de competição. Mesmo sem ter jogado com os gremistas ao seu lado na Arena, o goleiro cita como o impacto do ambiente auxilia nas partidas.
— A torcida é um elemento fundamental. Coloca pressão no adversário durante o jogo e esse apoio é fundamental. A Série B te exige mais coração. Você pega times que vem de divisões inferiores tentando se afirmar. E então precisa estar preparado para encarar as adversidades. A torcida do Grêmio faz muito barulho atrás do gol. Dá um estímulo. Você puxa o fôlego e ajuda a dar um pouco a mais de força para disputar a bola — comentou Galatto, que defendeu o pênalti decisivo na disputa da Batalha dos Aflitos.