O atacante Elkeson realiza um cronograma especial de trabalhos antes de poder estrear com a camisa do Grêmio. Sem atuar desde 16 de novembro, quando entrou em campo com a Seleção Chinesa, o novo camisa 9 tricolor ainda vai ficar fora dos próximos compromissos pela Série B.
Segundo apurou GZH, Elkeson ainda está em fase de adaptação à carga dos treinos do técnico Roger Machado. O trabalho serve para deixar o centroavante pronto para aguentar a intensidade das atividades do treinador. Hoje, ele tem participado de cerca de 50% da carga de treinos. Na próxima semana, o atacante deve começar a ser integrado para participar da totalidade das atividades.
Os trabalhos específicos são realizados por Elkeson no mesmo horário de todo o elenco gremista. No turno inverso, a opção é priorizar a recuperação física do atacante. Por ser um atleta de 32 anos, a comissão técnica do Tricolor entende que precisa adaptar o jogador sem forçar as cargas de trabalho e sem correr risco de precisar retroceder no processo.
Soma-se ao tempo de inatividade do atacante, o fato de ele ter atuado por longo período no futebol chinês. Com um calendário que gira em torno de 45 jogos por temporada e conta com tempo muito maior para recuperação, o Grêmio mantém cautela no processo de recondicionamento físico. Mesmo assim, a leitura é de que o jogador tem avançado com o andamento dos trabalhos.
Em sua apresentação oficial, Elkeson chegou a projetar o tempo que terá para se preparar para a estreia.
- Eu peço que o torcedor tenha um pouco de calma. Terei ainda duas ou três semanas para treinar e estar 100% para corresponder dentro de campo - afirmou.
A projeção oficial do Grêmio é que só será possível prever com maior precisão a data de estreia do atleta a partir da evolução nas cargas de treino, o que acontecerá a partir da próxima semana. Extraoficialmente, a ideia é contar com Elkeson a partir do fim de abril ou início de maio. Assim, ele poderia estrear contra o CRB, dia 30, na Arena, ou diante do Cruzeiro, em 8 de maio, no Mineirão. Se não estiver 100% para ser utilizado em uma das duas partidas, deve estrear diante do Ituano, também fora de casa, uma rodada depois.
*Colaborou Bruno Flores