O Grêmio já está em Campinas para iniciar pela terceira vez em sua história a disputa de uma Série B do Brasileirão. A delegação é composta de 23 jogadores e tem como novidades os recém-contratados Gabriel Teixeira e Rodrigo Ferreira, o zagueiro Natã, que disputou o Gauchão pelo Aimoré, e o atacante Ricardinho, que retorna de empréstimo do Marítimo, de Portugal.
Mas o grupo também conta com desfalques importantes. Os experientes Diego Souza, que se recupera de lesão muscular, e Edílson, recentemente contratado, mas que precisa cumprir um jogo de suspensão por punição de uma expulsão na Série B de 2021, quando estava no Avaí, são ausências. A dupla deve retornar na semana que vem, diante da Chapecoense, na Arena. Além deles, o lateral-esquerdo Nicolas segue em tratamento de problema muscular e ainda não tem previsão de retorno, assim como o zagueiro Kannemann, que fez uma cirurgia no quadril e está na fase final de recuperação.
Pentacampeão gaúcho no último sábado (2), o técnico Roger Machado irá manter o time que começou a final diante do Ypiranga, com Rodrigues ainda improvisado na lateral direita e Elias no ataque.
Apontado como o favorito ao título da segunda divisão brasileira, o Grêmio já traçou uma meta para conquistar o acesso. Segundo cálculos da direção, serão necessários 65 pontos para ficar com uma das quatro vagas em disputa. A ideia é marcar 45 em casa e 20 fora.
O time que começará a primeira das 38 jornadas na Série B terá cinco jogadores que estiveram em campo no dia 9 de dezembro do ano passado, quando mesmo vencendo o Atlético-MG, o Tricolor teve seu terceiro rebaixamento sacramentado. Naquela noite jogaram Rodrigues, Diogo Barbosa, Lucas Silva, Campaz e Ferreira. No gol uma troca entre Gabriel Grando, que foi titular, e Brenno, que reassumiu a posição a partir da chegada de Roger ao clube. Thiago Santos, que começou aquele jogo agora é reserva de Villasanti, que apenas assistiu os companheiros lutarem sem ser utilizado por Vagner Mancini. Outros dois remanescentes são os jovens Fernando Henrique e Mateus Sarará, que foram reservas quatro meses atrás.
Ponte Preta e Grêmio jogam neste sábado (9), às 16h30min, no Estádio Moisés Lucarelli, e a equipe gremista deve ter: Brenno; Rodrigues, Pedro Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Campaz, Elias e Ferreira.