Um velho conhecido da torcida gremista está de volta em Porto Alegre. Autor de um dos gols que deu o título gaúcho para o Grêmio em 2021, Ricardinho teve seu empréstimo para o Marítimo-POR encerrado nos últimos dias e voltou para o Tricolor para a disputa da Série B do Brasileirão — que começa para a equipe de Roger Machado no próximo sábado (9), contra a Ponte Preta, em Campinas.
Aos 20 anos, o atacante teve sua primeira experiência no futebol internacional, atuando pela equipe portuguesa. Formado no São Paulo, estreou pelo profissional com a camisa gremista na temporada passada. Em virtude de problemas pessoais, pediu para deixar o Brasil e "mudar de ares".
Apesar de ter viajado sozinho, Ricardinho não demorou para se adaptar à Ilha da Madeira. Por lá, encontrou um elenco com inúmeros jogadores brasileiros, como o goleiro Paulo Victor, ex-Grêmio, e o lateral-direito Cláudio Winck, formado no Inter. Não foram poucas as vezes que o trio esteve junto e dividiu momentos na cidade.
A família dele, capitaneada pela mãe Vera Lúcia Viana e pela irmã Katarine, o visitou em Portugal no Natal e no Ano-Novo de 2021, quando, inclusive, assistiram jogos no Estádio dos Barreiros, em Funchal.
— A rotina dele era parecida com a do Brasil, ele treinava pela manhã e começo da tarde. A maioria dos finais de semana tinha jogo e a folga sempre era um dia depois do jogo, a maioria das folgas eram na segunda-feira. A adaptação foi rápida, principalmente pelos companheiros brasileiros que fizeram com que ele se sentisse em casa. No time, teve de se adaptar em relação ao tipo de jogo e treino, mas também não teve dificuldades de adaptação — conta a irmã.
Ricardinho fez 12 partidas no Marítimo-POR, marcando um único gol, justamente em sua estreia com a camisa do time português — no dia 13 de setembro da temporada passada. Sem Diego Souza, que ainda se recupera de um desconforto muscular, o atacante pode ser titular na estreia gremista na Série B.