Pouco utilizado, o meia Pedro Lucas vem sendo testado em uma nova função pelo técnico do Grêmio, Roger Machado. Nas últimas semanas, o garoto de 18 anos trabalhou como ponta direita da equipe reserva, mesma função desempenhada normalmente por Campaz no time titular.
Lançado com destaque no Gauchão 2021, Pedro Lucas acabou não sendo aproveitado pelos técnicos Renato Portaluppi, Tiago Nunes, Luiz Felipe Scolari e Vagner Mancini no restante da temporada. Um dos argumentos citado nos bastidores era a necessidade de o jovem precisar de um reforço muscular para encarar as divididas do futebol profissional.
Em 2022, o meia foi titular em apenas dois jogos do Gauchão, contra Caxias e Brasil, quando o Tricolor foi representado pelo time de transição. Após, o atleta acabou sendo "arquivado", como na temporada passada.
Nas últimas semanas, Pedro Lucas chamou atenção nos treinos no CT Luiz Carvalho por treinar na ponta direita e não como meia centralizado, função em que é considerado um especialista.
Um dos motivos para Roger fazer esta experiência é o fato de o atual esquema tricolor não utilizar a figura do "camisa 10", posição preferencial do garoto. Por isso, o treinador decidiu experimentar o atleta na ponta direita.