A pressão do Inter foi forte nos primeiros 45 minutos do Gre-Nal 435, e o Grêmio não suportou, sofrendo o gol que deu a vitória para o Colorado aos 47 minutos da primeira etapa. O tento surgiu dos pés de David depois de nenhum defensor gremista conseguir tocar a bola para a linha de fundo e ela cruzar toda a extensão da área.
Após a partida, o técnico Roger Machado fez críticas à atuação do Grêmio e destacou a superioridade colorada na partida, admitindo as falhas táticas e técnicas dos jogadores gremistas no confronto contra o maior rival.
— O primeiro tempo teve bastante domínio do Inter, o gol deles poderia ter saído a qualquer minuto. Nossa incapacidade de controlar o jogo tecnicamente nos impediu de controlar a bola, fechar o centro do campo. No segundo, fortalecemos o meio-campo, equilibramos, mas não foi suficiente para conseguir o gol de empate — ressaltou, completando com o que lhe preocupa:
— A postura tática que decidimos adotar e não conseguimos, mas também a questão técnica individual. Não tivemos o controle, tivemos muitos jogadores mal tecnicamente. Não conseguimos trocar três ou quatro passes no primeiro tempo.
Com um elenco curto e com os desfalques de Ferreira e Diego Souza, que ainda se recuperam de lesão, o técnico gremista admitiu que o Grêmio irá ao mercado em busca de reforços para a disputa da Série B do Brasileirão — ele teve que improvisar Rodrigues na lateral direita e jogou sem centroavante depois da saída de Elias.
— Temos um elenco pequeno. Relativamente há um desequilíbrio em característica e de qualidade em algumas posições. O mercado é restrito, mas sabemos o que precisamos fazer. Para o Gauchão não há possibilidade de contratar mais. O Elias, por exemplo, saiu para a entrada do Wesley, que foi a primeira vez que concentrou com a gente.
Mesmo com o resultado negativo, o Tricolor segue em segundo lugar na tabela de classificação, com 18 pontos, três pontos atrás do time de Erechim. Grêmio e Ypiranga se enfrentam no sábado, às 16h30min, na Arena, pela última rodada da fase classificatória do Gauchão.
Se o Tricolor bater o adversário por 3 a 0 ainda conseguirá ficar na primeira posição, garantindo as decisões (da semifinal e da final) na Arena.