Apesar das críticas, o volante Thiago Santos tem respaldo total do técnico do Grêmio, Roger, e seguirá no time titular para o Gre-Nal desta quarta (9). Conforme apurado por GZH, o treinador aprecia, em particular, três características do meio-campista: a marcação, o desarme e o posicionamento.
1) Marcação
Na avaliação de Roger, Thiago Santos é um dos melhores marcadores do grupo. Por isso, a ele deve ser confiada a tarefa de "anular" Taison no clássico. Segundo a comissão técnica, o meio-campista é eficiente na tarefa de evitar que o principal jogador do adversário fique livre para receber a bola, uma virtude que é pouco observada pelo público.
2) Desarme
Os números mostram que Thiago Santos é o melhor desarmador do grupo. Até agora, o volante tem 12 desarmes no Gauchão, com uma média de 3,2 desarmes a cada 90 minutos disputados, segundo dados do site footstats. Para se ter uma comparação, Lucas Silva e Bitello possuem, cada um, apenas um desarme a cada 90 minutos.
3) Posicionamento
Thiago Santos é considerado um volante cão de guarda. Na visão de Roger, o seu posicionamento dá solidez defensiva e segurança para os zagueiros e meias, outra virtude que, conforme entendimento da comissão técnica, fica pouco evidente para a maioria das pessoas.
Na avaliação do clube, Thiago Santos está sendo rotulado de forma injusta como um símbolo do mau momento do time, especialmente após a eliminação na Copa do Brasil para o Mirassol. Contudo, é elogiado internamente pelos seus fundamentos e pelo seu desempenho nos treinos. Logo, apesar das críticas, o meio-campista segue com o moral elevado no Tricolor.