Abelardo Madalena, 74 anos, lateral-esquerdo do Grêmio no final da década de 1970, morreu na noite desta quinta-feira (24), em decorrência de uma infecção generalizada. Ladinho, como era mais conhecido, estava internado no Hospital Senhora da Conceição, em Tubarão, sua cidade natal, desde janeiro.
Nascido em 24 de abril de 1947, Ladinho deu os primeiros passos no futebol no Ferroviário-SC. Também atuou por Joinville, Portuguesa, Athletico-PR e Avaí. Foi contratado pelo Tricolor em 1977 e ficou até 1979.
Com a camisa gremista, foram 157 partidas disputadas, com 12 gols anotados. Bicampeão do Gauchão, fez parte do elenco que ficou com a taça em 1977, quando, ao lado André Catimba, Oberdan, Tarciso e Tadeu Ricci, entre outros, encerrou a série de vitórias do Inter no Estadual.
— A última vez que a gente esteve em Porto Alegre foi em 2003. O Grêmio e o Rio Grande do Sul sempre nos trataram da melhor forma. O Grêmio foi o maior time que ele jogou. A equipe de 77 é uma referência, com Telê Santana e todo aquele time — relembra Gil, filho de Ladinho.
O velório ocorrerá na Paróquia Santa Terezinha, em Tubarão, a partir das 7h desta sexta-feira (25).