O mau desempenho de Orejuela no começo da temporada fez com que o Grêmio voltasse ao mercado em busca de um novo lateral-direito. O Tricolor anunciou nesta terça-feira (15) a contratação de Edilson, que já havia passado pelo clube em duas oportunidades (primeiro, entre 2010 e 2011; e depois entre 2016 e 2017). Ele assinou até o fim da temporada de 2022 e disputará apenas a Série B do Brasileirão.
O nome do jogador já vinha sendo analisado pelo departamento de futebol gremista desde a semana passada, quando foi feita a avaliação de que o elenco precisava de um jogador para a posição. Campeão da Copa do Brasil em 2016 e da Libertadores em 2017, o atleta de 35 anos está sem clube após ajudar o Avaí a subir para a elite do futebol brasileiro.
Mais do que o perfil técnico, o estilo de liderança e capacidade de Edilson foram os motivos que agradaram a diretoria gremista para que ele retornasse ao Grêmio. Em um ano após o baque do rebaixamento houve a identificação de que o grupo atual precisa de mais peças com capacidade de mobilização
Na última temporada, Edilson atuou 44 vezes, marcou quatro gols e concedeu três assistências. Pelo Grêmio foram 136 jogos e sete gols marcados, sua última partida com a camisa do Grêmio foi a disputa do Mundial de 2017, contra o Real Madrid. Após a partida, acertou com o Cruzeiro.