Para encarar a Série B, o Grêmio reorganizou as finanças e deve buscar mais cinco reforços em 2022. Já sem tempo para inscrever no Gauchão e eliminado da Copa do Brasil, o clube tem 30 dias para fortalecer o elenco, necessidade tornada pública até pelo técnico Roger Machado após o empate em 1 a 1 com o Novo Hamburgo.
Para a lateral direita, por exemplo, o Tricolor tem apostado em Orejuela. O garoto Lucas Kawan, que jogou a Copa São Paulo, vem treinando com o elenco e já fez sua estreia profissional, mas ainda não tem experiência. GZH lista cinco jogadores que podem reforçar o Grêmio na lateral. Confira:
Saravia
Seria uma transferência curiosa. Até a última temporada, o argentino defendia o Inter por empréstimo do Porto-POR. Recentemente, Saravia rescindiu seu contrato com a equipe portuguesa e está livre no mercado. O Botafogo sondou o lateral, mas ainda não concretizou a negociação. A favor do Grêmio, o fato de já conhecer Porto Alegre.
Samuel Xavier
Depois de uma boa passagem pelo Ceará, o lateral chegou ao Fluminense no começo da temporada de 2021, quando entrou em campo 45 vezes. É um lateral vigoroso e que já trabalhou com Roger Machado no clube carioca, mas ficou de fora dos dois jogos da Libertadores desta temporada, quando foi preterido por Callegari. Atuou oito vezes na temporada de 2022.
Mayke
Já foi treinado por Roger no Palmeiras. Desde 2017 no clube paulista, viveu momentos de altos e baixos em sua trajetória no alviverde. Nesta temporada, atuou em seis vezes e pode querer sair em busca de mais oportunidades.
Edilson
A história do lateral-direito no Grêmio fala por si só. Foi um jogador importante nas conquistas da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017, nos áureos tempos gremistas. À época, chegou e solucionou o problema do Tricolor na posição. Edilson tem boa chegada no ataque e consegue marcar bem também. Recentemente, defendeu o Avaí, que subiu para a Série A, mas não renovou o seu contrato com o time catarinense.
Rodrigo Ferreira
O lateral do Mirassol foi um dos destaques da equipe paulista na vitória contra o Grêmio na primeira fase da Copa do Brasil. É parte do elenco do time que vem fazendo uma boa campanha também no campeonato paulista — 17 pontos e apenas uma vitória. Com 26 anos, chega bem ao ataque e se destaca pelos seus cruzamentos.