Entre as disputas abertas no time titular do Grêmio estão as vagas para formar a dupla de volantes. Depois de Thiago Santos e Lucas Silva terem terminado a temporada 2021 com desempenho bem avaliado, Mathias Villasanti e Fernando Henrique conseguiram um maior neste começo de Gauchão. GZH comparou aos números das ações de cada um deles ao longo dos três jogos que o Tricolor usou o elenco principal no Estadual.
Após a equipe de transição representar o Grêmio nas duas primeiras rodadas do Gauchão, Mancini mandou os titulares a campo diante do São José, quando Lucas Silva e Thiago Santos atuaram os 90 minutos. Enquanto Thiago Santos se destacou pelo número de desarmes, fez cinco ao todo (o melhor no quesito na partida), Lucas Silva teve como ponto forte os passes, deu 40 certos ficando atrás apenas do zagueiro Geromel.
As dúvidas sobre os volantes titulares aumentaram no jogo seguinte, quando Lucas Silva e Thiago Santos foram substituídos aos 13 minutos do segundo tempo por Villasanti e Fernando Henrique. Em sua primeira jogada, Fernando Henrique deu a assistência para Diego Souza marcar o segundo gol do Grêmio. Após a partida, Vagner Mancini admitiu que o time ficou "mais leve" com as trocas.
— Quem joga no Grêmio e naquele setor, tem que arriscar. Não dá para enfrentar os adversários, seja em Gauchão, Série B ou Copa do Brasil, com dificuldade de armação. Tenho certeza que o Lucas e Thiago têm muito a evoluir, mas também acho que a entrada do Villasanti e do Fernando Henrique deixaram o time mais leve. Isso representou muito para a gente. Não só nos dois volantes. Os dois zagueiros também com um pouco de lentidão na saída de bola — declarou.
A utilização de um time reserva contra o Aimoré já estava na programação gremista, mas veio como uma oportunidade para Villasanti e Fernando Henrique mostrarem serviço. O paraguaio fez um dos gols do Tricolor na partida, sendo o primeiro volante a balançar as redes nesta temporada. Fernando Henrique se destacou pelo alto aproveitamento nos passes, errou apenas um durante o jogo. Os dois, porém, pecaram nas perdas de posse de bola, foram três de cada, números maiores de que Lucas Silva e Thiago Santos em seus jogos.
Ao avaliar o desempenho da dupla, Mancini teve o cuidado de apontar as características diferentes do jogo contra o Aimoré e deixou a entender que Thiago Santos e Lucas Silva voltarão ao time contra o Juventude, no domingo (13), na Arena.
— Sobre a dupla de volantes, eu não consigo avaliar em relação aos outros jogos, pois hoje foi de característica diferente. O problema diante do Guarany, um time extremamente fechado, eu não posso direcionar para apenas dois atletas. Claro que a gente ganha Fernando Henrique e Villasanti, mas não vamos descartar Thiago Santos e Lucas Silva, que são os titulares. É importante manter o planejamento que foi feito — declarou.
Raio x dos volantes do Grêmio no Gauchão (dados do footstats)
Grêmio 2 x 1 São José
Thiago Santos (90 minutos)
- Passes: 33 certos, 4 errados
- Finalizações: nenhuma
- Desarmes: 5
- Faltas cometidas: 3
- Perdas de posse: 2
Lucas Silva (90 minutos)
- Passes: 40 certos, 1 errado
- Finalizações: nenhuma
- Desarmes: 3
- Faltas cometidas: 2
- Perdas de posse: 2
Grêmio 2 x 0 Guarany-BA
Thiago Santos (jogou 58 minutos)
- Passes: 24 certos, 5 errados
- Finalizações: não finalizou
- Desarmes: 1
- Faltas cometidas: 2
- Perdas de posse: 1
Lucas Silva(jogou 58 minutos)
- Passes: 47 certos, 2 errados
- Finalizações: 3
- Desarmes: nenhum
- Faltas cometidas: 2
- Perdas de posse: 2
Villasanti (jogou 32 minutos)
- Passes: 20 certos, nenhum errado
- Finalizações: 1
- Desarmes: 3
- Faltas cometidas: nenhuma
- Perdas de posse: nenhuma
Fernando Henrique (jogou 32 minutos)
- 1 assistência
- Passes: 14 certos, 1 errado
- Finalizações: nenhuma
- Desarmes: 2
- Faltas cometidas: 1
- Perdas de posse: nenhuma
Aimoré 1 x 2 Grêmio
Fernando Henrique (jogou 88 minutos)
- Passes: 45 certos, um errado
- Finalizações: 1 (para fora)
- Desarmes: 2
- Faltas cometidas: 1
- Perdas de posse: 3
Villasanti (jogou os 90 minutos)
- 1 gol
- Passes: 44 certos, nenhum errado
- Finalizações: 2 (1 certa, 1 errada)
- Desarmes: 2
- Faltas cometidas: 1
- Perdas de posse: 3