Com o mistério na escalação, o Grêmio pode ter até seis estreantes em Gre-Nal em campo neste sábado, às 19h, no Beira-Rio. Os reforços buscados para a Série B — Nicolas, Bruno Alves e Janderson — terão o primeiro duelo contra o Inter. Orejuela já atuou em sua primeira passagem, e Benítez está fora da partida por conta de lesão sofrida no empate em 1 a 1 com o Juventude, disputada no dia 14 de fevereiro. Gabriel Silva, Bitello e Rildo acumulam vivências na maior rivalidade do Rio Grande do Sul, mas só em jogos das categorias de base.
Um dos estreantes com presença garantida em campo é Bruno Alves. O zagueiro, um dos cinco reforços contratados, é elogiado pela forma como encarou os clássicos paulistas. Em cinco anos no São Paulo, Bruno pegou um período em que a equipe do Morumbi passou por muitas dificuldades em jogos contra Corinthians, Palmeiras e Santos. Mesmo assim, deixou boa impressão pelo desempenho. Em 31 partidas contra os adversários locais, venceu nove, empatou 11 e perdeu 11. Aproveitamento de 41% dos pontos disputados.
— Costuma ir bem nos clássicos, até pelo perfil dele. É um jogador sério, competitivo. Sabe das limitações. Sempre soube o peso de um clássico. Não consigo lembrar de uma falha dele nos jogos. Vai seguir jogando no limite, com muita seriedade — comentou o jornalista Arnaldi Tironi.
Outra novidade para a temporada que ganhou lugar na equipe de Roger Machado é o lateral-esquerdo Nicolas. Contratado para disputar posição com Diogo Barbosa, o jogador ganhou destaque pela contribuição ofensiva neste início de Gauchão. Em cinco partidas, marcou dois gols e duas assistências.
Nicolas vem de um 2021 de vitórias nos dois clássicos que disputou na última temporada — antes de ser emprestado pelo Athletico-PR até o final deste ano. Participou da vitória da sua ex-equipe por 2 a 1 sobre o Coritiba, e deu a assistência para o 1 a 0 do Atlético-GO sobre o Goiás. Também deu passe para gol em uma vitória pelo placar mínimo sobre o Goiás, em 2020, mas perdeu duas de três partidas contra o principal rival local.
— O Nicolas sempre apresentou uma boa regularidade quando esteve em campo pelo Atlético-GO. Se mostrou um jogador versátil — comenta o repórter Juliano Moreira, que cobre o futebol goiano e trabalhou nas principais rádios do estado.
Outra peça que deve começar o Gre-Nal como titular, o atacante Janderson também teve passagem elogiada no futebol goiano. Nos dois clássicos contra o Goiás, no ano passado, marcou um dos gols em uma vitória por 3 a 0, e foi titular em uma das partidas que terminou em empate sem gols. Também começou os dois confrontos de 2020, com uma derrota e uma vitória.
— Janderson começou sua passagem pelo Atlético-GO como titular, passou um período como reserva, mas virou uma arma para alguns momentos. Depois reassumiu a condição de titular. Foi muito importante na reta final do Brasileirão — disse Juliano.
A previsão é que o time titular para o Gre-Nal comece a ser esboçado no treino desta quinta-feira. A atividade ocorrerá sem a presença da imprensa no CT Luiz Carvalho e a ideia é que um primeiro desenho de equipe seja testado.
Bruno Alves pelo São Paulo contra Palmeiras, Corinthians e Santos
31 jogos
9 vitórias
11 empates
11 derrotas
Nicolas pelo Athletico-PR contra o Coritiba e Paraná
16 jogos
6 vitórias
2 empates
8 derrotas
Nicolas pelo Atlético-GO contra o Goiás
7 jogos
5 vitórias
2 derrotas
Janderson pelo Corinthians contra Palmeiras, São Paulo e Santos
8 jogos
2 vitórias
5 empates
1 derrota
1 gol
Janderson pelo Atlético-GO contra o Goiás
4 jogos
2 vitórias
1 empate
1 derrota
1 gol