A tão aguardada estreia de Martín Benítez com a camisa do Grêmio agradou aos torcedores que acompanharam a morna vitória por 2 a 0 sobre o Guarany-Ba, domingo (6). O argentino começou o jogo na Arena no banco de reservas. A intenção inicial do técnico Vagner Mancini era utilizá-lo no segundo tempo, mas o jogador teve que ser chamado às pressas para substituir Campaz, que deixou o campo aos 31 minutos com uma pancada no joelho direito.
— Era a minha ideia no segundo tempo colocar o Benítez como segundo homem pra ter um pouco mais de leveza no setor — citou o treinador gremista após a partida.
O comandante fez uma comparação entre o argentino e o colombiano. Comentou, inclusive, sobra a possibilidade de tê-los ao mesmo tempo em campo:
— São jogadores de características diferentes. O Campaz tem mais força, busca a profundidade. Já o Benítez tem mais trato com a bola, faz o time andar. São dois jogadores que atuam de maneira diferente, até taticamente. Um atacando mais o espaço (Campaz) e o outro costurando as jogadas (Benítez). Os dois podem jogar juntos, inclusive.
Nos 59 minutos em que esteve em campo, o argentino acertou 30 das 34 tentativas de passes. O índice de 88,2% entusiasmou os torcedores, carentes por um jogador da posição desde os tempos em que Douglas era o responsável pela armação das jogadas.
O camisa 8 tocou na bola 108 vezes e a perdeu em apenas quatro oportunidades, dando duas assistências para finalização, acertando dois de cinco cruzamentos, sofrendo uma e cometendo uma falta. Na cotação de GZH recebeu nota 6,5. Caso Campaz seja vetado pelo departamento médico, a tendência é a de o argentino iniciar uma partida pela primeira vez na próxima quarta-feira (9), contra o Aimoré, às 20h30min. Segundo Mancini, a maioria dos titulares deve ser poupada em São Leopoldo.
— Ele (Benítez) vem em franca evolução. Eu senti ele bem no jogo. Se tem algum tipo de dificuldade (física), os outros também têm. É um atleta dedicado e vem batendo suas marcas. A expectativa é que ele faça uma bela temporada— projetou o treinador gremista.
Os números* de Benítez contra o Guarany-Ba:
- Minutos jogados: 59
- Toques na bola: 108
- Passes certos: 30
- Assistências para finalização: 2
- Cruzamentos certos: 2
- Dribles: 1
- Desarmes feitos: 1
- Faltas sofridas: 1
- Perda de posse de bola: 4
- Passes errados: 4
- Desarmes: 1
- Cruzamentos errados: 3
- Dribles errados: 1
- Faltas cometidas: 1
* Dados do Footstats