Após estrear tendo feito apenas uma atividade com o grupo de jogadores do Grêmio, o técnico Roger Machado terá aos menos quatro dias de trabalho antes do Gre-Nal 435, marcado para o sábado (26), às 19h, no Beira-Rio, pela nona rodada do Gauchão. O confronto diante do maior rival, além de toda a rivalidade em si, também é importante na corrida pela classificação às semifinais.
No momento, o Tricolor é o líder do campeonato, com 17 pontos conquistados. O vice-líder é o Ypiranga, com 15. O Caxias é a primeira equipe fora do G-4, com 11 pontos somados, à frente de Aimoré, Novo Hamburgo e Brasil-Pel pelos critérios de desempate.
Em caso de vitória no clássico, o Grêmio poderá assegurar a vaga na próxima fase de forma antecipada. Para isso, bastaria aliar a conquista dos três pontos aos tropeços dos clubes que estão logo atrás na tabela. De São Luiz, Caxias e Aimoré, um destes não pode vencer na rodada. Para avançar mesmo com empate, Caxias, Aimoré, Novo Hamburgo e Brasil-Pel não podem pontuar.
Para manter a liderança, a situação é menos complexa. Além da vitória, é claro, até mesmo um empate serve, desde que o Ypiranga não supere o Guarany-Ba. Se perder, a necessidade é a mesma. O time de Erechim não pode triunfar.
Em 2021, foram três duelos entre Grêmio e Inter pelo Estadual. Na primeira fase, vitória do Tricolor por 1 a 0, na Arena, com gol de Léo Chú. Na decisão, o Grêmio levou a melhor na ida, quando venceu por 2 a 1, no Beira-Rio, com gols de Diego Souza e Ricardinho. Na volta, empate em 1 a 1, na Arena, com gol de Ferreira, e confirmação do título gaúcho.
Os jogos da nona rodada do Gauchão
Sábado (26/2)
- 16h30min — Juventude x Caxias — Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
- 16h30min — São Luiz x São José — 19 de Outubro, em Ijuí
- 19h — Inter x Grêmio — Beira-Rio, em Porto Alegre
Domingo (27/2)
- 16h — União-FW x Brasil-Pel — Arena União-FW, em Frederico Westphalen
- 16h — Novo Hamburgo x Aimoré — Estádio do Vale, em Novo Hamburgo
- 19h — Ypiranga x Guarany-Ba — Colosso da Lagoa, em Erechim