O Grêmio segue o planejamento visando aos desafios que terá em 2022. A pré-temporada terá início no dia 10 de janeiro. A primeira competição do ano será o Gauchão, com rodada inicial marcada para o fim de semana dos dias 22 e 23. Vale destacar, contudo, que o Tricolor utilizará a equipe de transição nas primeiras partidas do Estadual.
Até o momento, a direção gremista confirmou a chegada de quatro reforços. Foram contratados o lateral-direito Orejuela, o zagueiro Bruno Alves, o lateral-esquerdo Nicolas e o atacante Janderson. Além disso, o Grêmio acertou a permanência do centroavante Diego Souza. O meia Benítez está próximo de ser anunciado.
Por outro lado, os laterais-direitos Vanderson e Rafinha deixaram o Tricolor. Bruno Cortez, Jean Pyerre, Alisson e Miguel Borja também não permanecem no clube gaúcho. Douglas Costa ainda não tem futuro definido. São várias as movimentações no mercado, o que promete mudar a fotografia da equipe comandada por Vagner Mancini.
Aos poucos, uma projeção do time titular começa a aparecer: Gabriel Grando; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos e Lucas Silva; Janderson, Campaz e Ferreira; Diego Souza. Kannemann, lesionado, voltará apenas no decorrer da temporada, por isso Bruno Alves aparece ao lado de Geromel.
Como foi em 2021
O Grêmio estreou na temporada de 2021 no Gauchão, em 3 de março, com uma vitória sobre o Brasil-Pel por 4 a 1. No entanto, como tinha a decisão da Copa do Brasil quatro dias depois, o Tricolor foi a campo com reservas.
Os titulares apareceram em 10 de março, na goleada de 6 a 1 diante do Ayacucho-PER, na Pré-Libertadores. Na ocasião, o técnico Renato Portaluppi foi a campo com: Vanderlei; Vanderson, David Braz, Paulo Miranda e Diogo Barbosa; Matheus Henrique e Maicon; Alisson, Pinares e Ferreira; Diego Souza.