A direção do Grêmio segue trabalhando para reduzir a folha de pagamento do grupo de jogadores em 2022. Com a saída de Douglas Costa, a diminuição do custo mensal passa a ser mais significativa.
O clube já acertou a saída de vários atletas, incluindo nomes como Rafinha, Cortez, Léo Pereira, Luiz Fernando, Vanderson, Borja, Alisson, Isaque, Everton Cardoso, Juninho Capixaba, Darlan e Patrick. Douglas Costa está próximo de formalizar a rescisão do contrato, e Jean Pyerre trata dos destalhes finais do empréstimo para o Giresunspor-TUR.
Estas saídas envolvem situações diferentes, como final de contrato de alguns jogadores, empréstimos para outros clubes com o Grêmio pagando parte dos salários, e negociações consideradas importantes.
Por outro lado, o clube contratou Benítez, Orejuela, Nicolas, Bruno Alves e Janderson, e está gastando com novos salários.
Ferreira renovou o contrato e terá um aumento, mas Diego Souza em 2022 terá um salário inferior ao de 2021. Desta maneira, a estimativa é de uma redução de quase R$ 4 milhões mensais até agora na folha de pagamento do clube, deixando o custo em cerca de R$ 10 milhões por mês.