O elenco principal do Grêmio fará sua estreia em 2022 diante do São José, na próxima quarta-feira (2), na Arena, pela terceira rodada do Gauchão. Isto não significa que os jovens do grupo de transição não receberão mais oportunidades. O Tricolor destacou publicamente que a gurizada apresentou bom desempenho nas duas primeiras partidas da competição.
Além dos resultados - foram quatro pontos conquistados em seis disputados -, a avaliação da direção gremista é de que os garotos mostraram maturidade nos confrontos diante de Caxias e Brasil-Pel. Outro ponto identificado é que os atletas estavam mais "soltos" no jogo do Bento Freitas, depois de muitos terem feito a estreia como profissional diante da equipe da Serra.
O diretor do grupo de transição, Kevin Krieger, valorizou as atuações depois do empate em Pelotas.
— Não tenho dúvidas que tanto o nosso Departamento de Futebol como a comissão técnica do profissional também fazem uma avaliação positiva da maturidade que os guris do Grêmio. Já não são mais tão jovens, mas enfrentaram dois jogos de profissional com bom rendimento, mostrando qualidade e maturidade — afirmou.
Cesar Lopes, técnico da transição, falou sobre o desempenho dos jovens nas duas rodadas do Gauchão. Na avaliação do treinador, o grupo cumpriu a meta.
— Nosso principal objetivo era apresentar um bom futebol, sustentar um jogo de profissional e projetar os jovens. Conseguimos quatro pontos em duas partidas, esse era o principal foco. Ganhar espaço com esses atletas e dar continuidade para o profissional, pensar em uma boa preparação. Ficamos no aguardo de o clube definir nossas próximas ações e demandas — comentou.
O Grêmio ainda prevê duas partidas para utilizar reservas ou o grupo de transição. O jogo contra o Aimoré, no dia 9 de fevereiro, e a partida contra o União-FW, em Frederico Westphalen, no dia 16. As decisões sobre novas oportunidades aos jovens e quais atletas serão aproveitados pelo técnico Vagner Mancini serão encaminhadas em uma reunião nesta segunda-feira (31).