Um novo obstáculo trava o acerto entre Grêmio e Giresunspor por Jean Pyerre. Após os turcos aceitarem ampliar o período de empréstimo, com o tempo de contrato passando de cinco meses para 15, a direção tenta renovar contrato com o meia por mais um ano antes de liberá-lo. Caso acerte, o novo vínculo terá validade até 31 de dezembro de 2024.
A turbulência surgiu com o temor de que Jean Pyerre não seja comprado pelo Giresunspor e retorne ao Grêmio em 2023 em condições de assinar pré-contrato com outro clube e sair de graça. Desta forma, o Tricolor teria de arcar com os salários do jogador sabendo que ele não permanecerá. Para evitar esta situação, o clube tenta ampliar seu vínculo.
A negociação se arrasta desde a primeira semana de 2021 e aumentou o desgaste entre as partes. O Athletico-PR era o destino preferencial do Grêmio, mas o jogador decidiu jogar na Europa. O imbróglio com os paranaenses não preocupa, em primeiro momento. O jogador não assinou o contrato de trabalho, apenas teria concordado no termo de cessão.
Este documento serve como autorização para a negociação, mas não tem validade sem contrato de trabalho. Um dos pontos que pesaram na decisão de Jean não acertar com o Athletico-PR é que o time paranaense usa um time de garotos no Estadual, o que reduz ainda mais o número de jogos possíveis.
A negociação está encaminhada entre o meia e o Giresunspor, que arcará com 100% dos salários do atleta. Outra alteração pedida pelo Grêmio foi superada nos últimos dias, com a definição do valor de compra definido em contrato.
Os turcos terão duas janelas para exercer a opção. Na primeira, o valor é de 3 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões) para comprar 50% dos direitos de Jean. O restante é do jogador e de seus empresários. O preço é um pouco maior no segundo período: 3,3 milhões de euros (aproximadamente R$ 20 milhões).
A expectativa dos turcos é de que o negócio se encaminhe nos próximos dias ou o clube irá analisar outras opções de mercado. Por conta da longa novela, a direção do Girensupor avisou que tem pressa para definir a situação. Também em função das dificuldades de negociação com o Grêmio, o Alavés desistiu da contratação do meia em dezembro.