O Grêmio chegou praticamente despercebido a Pelotas para a segunda rodada do Gauchão, contra o Brasil-Pel. Os garotos do time de transição desembarcaram na concentração ao final da tarde desta sexta (28) em um ônibus não identificado e sem a presença de torcedores uniformizados. Para a partida deste sábado (29), no Estádio Bento Freitas, o técnico Cesar Lopes deve manter a escalação que venceu o Caxias por 2 a 1 na estreia na última quarta (26).
Nas ruas de Pelotas e nos jornais da cidade, há pouquíssimo destaque e quase nenhuma agitação por conta do jogo. Quando o Grêmio chegou, apenas cinco curiosos que circulavam pelas imediações do hotel se aproximaram para tirar fotos, mas sem nenhum tipo de tietagem aos atletas.
Contudo, internamente, a mobilização dos garotos tricolores é grande. Embalados pela vitória no primeiro jogo, os jovens buscam contra o Brasil aproveitar mais uma oportunidade para conquistar o técnico da equipe principal, Vagner Mancini. Afinal, na terceira rodada, contra o São José, os titulares farão a estreia na temporada.
Inicialmente, a ideia da comissão técnica era escalar em Pelotas o goleiro Gabriel Grando. Contudo, o jovem Felipe Scheibig terá uma nova oportunidade. A equipe gremista contra o Brasil terá: Felipe Scheibig; Felipe, Ericson, Heitor e Guilherme Guedes; Jhonata Varela, Bitello, Pedro Lucas e Rildo; Vini Paulista e Elias.
Também estão relacionados na Zona Sul do estado o goleiro Adriel, os zagueiros Alison Calegari, Emanuel e Gustavo Martins, os laterais Thomas Luciano, Cuiabano e Thiago Rosa, o volante Gazão e os atacantes Emerson, Guilherme Azevedo e Wesley.
A partida contra o Brasil, marcada para o sábado, às 16h30min, não será uma despedida, mas um "até breve" para o time de transição. Nas duas rodadas seguintes, contra São José e Guarany, será a vez dos titulares de Vagner Mancini. Porém, na sequência, o clube analisa dar uma nova oportunidade para os garotos da transição na quinta rodada, contra o Aimoré, e na sexta rodada, contra o União Frederiquense.