O ano de 2022 será marcado pela realização da 22ª edição da Copa do Mundo. Pela primeira vez, a competição será disputada no Oriente Médio, mais precisamente no Catar. A novidade ficará por conta do calendário. Para evitar temperaturas mais extremas durante o verão local, o campeonato ocorrerá entre novembro e dezembro.
No Brasil, a temporada terá fim em 13 de novembro. No caso do Grêmio, que terá o desafio de voltar à Série A do Brasileirão, a última rodada da segunda divisão está prevista para o dia 5. O Tricolor entrará em campo também pelo Gauchão e Copa do Brasil.
Mas como o Grêmio se saiu em anos de Copa do Mundo? Dos títulos mais importantes, apenas a Copa do Brasil de 1994 foi conquistada em temporadas de Mundiais. Vale lembrar também da Supercopa do Brasil, alcançada em 1990.
Em 2002, quando a Seleção Brasileira chegou ao pentacampeonato, a temporada gremista prometia bastante, mas os resultados ficaram no quase. Após o tetra da Copa do Brasil, em 2001, a expectativa era por uma taça de maior expressão. O Tricolor, contudo, parou nas semifinais, tanto da Libertadores para o Olimpia, quanto no Brasileirão diante do Santos.
Nas ocasiões seguintes, em 2006 e 2010, o Grêmio, pelo menos, não passou em branco. Em ambas as oportunidades bateu o rival Inter e ficou com o Gauchão. Em 2014, ano em que Mundial foi disputado em solo brasileiro, o Tricolor terminou a temporada sem conquistas. Quatro anos depois, vieram dois títulos. O Estadual, sobre o Inter, e a Recopa Sul-Americana, contra o Independiente-ARG.