O Gauchão, e a chance de uma vida para um grupo de meninos no Grêmio, inicia nesta quarta-feira (26). Apenas 48 dias depois do jogo contra o Atlético-MG que confirmou o rebaixamento, o time reencontrará o torcedor na Arena. Enquanto Vagner Mancini e seus comandados seguem em pré-temporada e em preparação para encarar uma temporada com o foco no retorno para a primeira divisão, o time de transição entre em campo sob o comando de Cesar Lopes para enfrentar o Caxias, às 19h.
A base de time que entra em campo para iniciar o campeonato é a mesma que conquistou o título do Brasileirão de Aspirantes no ano passado, com alguns acréscimos que vieram do grupo profissional. Em uma temporada sem a previsão de grandes investimentos em reforços, as categorias de base se apresentam como principal fonte de talento para observação de Vagner Mancini.
— É uma grande oportunidade para a transição. Se olhar para trás, trabalhamos 10 ou 15 anos para uma oportunidade. Então, o profissional tem de estar preparado. São atletas que abdicam da vida pessoal em busca do objetivo. É a grande oportunidade deles — afirmou o Cesar Lopes.
A equipe desta quarta-feira é marcada por alguns jovens em busca de uma segunda oportunidade. Começando pelo sistema defensivo: os dois laterais ganharam chances em alguns momentos nos últimos anos. Felipe acabou emprestado para Brasil-Pel e depois Ponte Preta, e retornou para disputar um lugar neste ano. No lado esquerdo, Guilherme Guedes segue com o rótulo de promissor. Teve um bom início de carreira profissional em 2020 até sofrer uma lesão. No ano passado, em uma temporada turbulenta, alternou bons e maus momentos nas vezes que esteve em campo e acabou afastado antes do final do Brasileirão.
No meio, Pedro Lucas tenta provar que pode ser mais do que promessa. Elogiado pela técnica, passou os últimos meses em trabalhos especiais para evoluir na questão física. Agora, terá a chance de impressionar Vagner Mancini e conquistar de vez seu lugar no time principal. Quem mais teve chances no último ano, Elias se apresenta novamente como principal candidato de confirmar um lugar no profissional. Como centroavante, posição que deve atuar, ou como alternativa pelo lado de campo, a expectativa da comissão técnica é que o jogador confirme nas duas primeiras rodadas o seu potencial antes de ser incorporado novamente à equipe de cima.
O transição realizou três amistosos no período de preparação de 23 dias. Começou com vitória sobre o São José por 4 a 2, perdeu para o Próspera por 1 a 0 e encerrou a série de testes batendo o Novo Hamburgo por 3 a 0.
Sob o comando de Rogério Zimmermann, o Caxias reformulou o grupo das últimas temporadas e busca conquistar uma das vagas do campeonato para a Série D. O clube fez quatro amistosos preparatórios para o Gauchão: empatou com o Aimoré e Novo Hamburgo, duas vezes, e perdeu para o Ypiranga por 1 a 0. A equipe não marcou gols nos testes.