Com o empate em 1 a 1 com o Brasil-Pel, no sábado (29), o time de transição do Grêmio deixa a equipe em uma condição segura no Gauchão 2022. Somado ao êxito contra o Caxias, na primeira rodada, entregará ao time principal a responsabilidade de dar sequência ao campeonato com quatro pontos. Diante do São José, na próxima quarta-feira, será a vez dos comandados de Vagner Mancini assumirem o posto em busca do título gaúcho.
Embora a pressão por se tratar de uma temporada de recuperação pós-rebaixamento, o Grêmio entrará no gramado da Arena sem a necessidade imediata de obrigatoriamente sair vitorioso para se manter vivo no Estadual. Além disso, herda o bom desempenho de garotos do sub-23 de Cesar Lopes, que poderão receber novas oportunidades com Mancini.
— O legado mais importante foi preparar a nossa equipe principal através da pré-temporada. E também a pontuação que obtivemos, com quatro pontos em seis disputados, diante de adversários muito difíceis, como Caxias e Brasil-Pel. Não tenho dúvida de que o nosso departamento de futebol e a comissão técnica do profissional também fizeram uma avaliação positiva da maturidade dos guris do Grêmio, que fizeram dois jogos com bom rendimento — afirmou Kevin Krieger, diretor do grupo de transição do Tricolor.
A avaliação também foi compartilhada pelo treinador Cesar Lopes, que agora aguarda a decisão da direção de futebol para saber da continuidade de seu trabalho e do elenco de transição. Ainda está em aberto a possibilidade de o time voltar a campo no Gauchão, quando o cronograma de preparação do time principal apresentar um momento de descanso.
— Ficamos no aguardo do clube definir nossas próximas ações e demandas. Nosso principal objetivo era apresentar um bom futebol, sustentar um jogo de profissionais e projetar os jovens — destacou.
A decisão sobre a promoção de jogadores para o elenco principal vai ocorrer nos próximos dias. Nesta segunda-feira, o presidente Romildo Bolzan e o vice de futebol Denis Abrahão estarão reunidos com os representes dos aspirantes para novas definições.
— O Dênis (Abrahão) nos parabenizou pelos resultados. Então, eu acredito que teremos uma nova oportunidade ao longo do Campeonato Gaúcho, pois a pré-temporada do time principal ainda está na reta final. E também acredito que algum dos atletas vão começar a participar dos treinamentos no time principal — disse Krieger.
Artilheiro
Com três gols em duas partidas, Elias foi o principal nome do Grêmio nas duas primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho. Além da competência para balançar as redes, o atacante de 20 anos se destaca pelo movimento de projeção às costas dos defensores adversários. Foi assim que ele sofreu dois pênaltis contra Caxias e Brasil-Pel.
No ano passado, ele foi aproveitado no time principal em nove oportunidades, marcando dois gols, além de ter sido o artilheiro no título gremista do Brasileirão de Aspirantes. Assim, é um dos mais cotados para ser aproveitado por Vagner Mancini e disputar posição com Diego Souza e Diego Churín.
Além de Elias, o volante Bitello e os pontas Rildo e Vini Paulista também chamaram a atenção nos dois jogos do Estadual. Bitello, especialmente em Pelotas, cumpriu a função de área a área que compete ao segundo volante, além de acrescentar com bolas longas, como o lance que origina o primeiro gol do Grêmio. Rildo, que já atuou nos profissionais em 2020, mostrou habilidade ao passar por dois marcados e servir Elias para abrir o placar diante do Caxias. Vini, por outro lado, apareceu mais no Bento Freitas, com jogadas individuais de velocidade.