O meia-atacante Jhonata Robert, 22 anos, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e será desfalque do Grêmio pelos próximos seis meses. Isso deve fazer com que o Tricolor precise achar um novo jogador para integrar o grupo neste começo de temporada de 2022. O atleta fez 19 jogos, três gols e deu uma assistência pelo Grêmio em 2021, ganhando oportunidades com Tiago Nunes, ainda no meio do ano, e com Vagner Mancini, já na reta final do Brasileirão, quando foi o meia escolhido para substituir Douglas Costa.
Sem o camisa 25, a equipe gaúcha tem dois caminhos a percorrer para preencher a lacuna deixada pela lesão do meio-campista: ir ao mercado em busca de um jogador ou apostar em alguma das promessas da base e a promover para o elenco profissional.
GZH lista cinco nomes que poderiam substituir Jhonata Robert no Grêmio. Confira:
Aos 20 anos, já ganhou algumas oportunidades no time profissional, principalmente com Renato Portaluppi na temporada de 2020 e em 2021. Já anotou quatro gols com a camisa do Tricolor, mas foi emprestado ao Coritiba no meio do ano passado. Ele vem treinando com o grupo de transição, que irá iniciar o Gauchão. No entanto, o atacante voltou das férias em condições abaixo das ideias e começou como reserva.
Uma das promessas do time de transição, o meia-atacante de 21 anos teve poucas chances no elenco principal. No ano passado, esteve emprestado para a disputa da Série B com o Brasil-Pel. Por lá, atuou pelo lado esquerdo, mas poderia ser aproveitado pelo lado direito. É da mesma geração de Elias Manoel e foi vice-campeão da Copa São Paulo em 2020, quando o Grêmio perdeu para o Inter.
Vini Paulista
Também tem 20 anos e costuma jogar na função exercida por Jhonata Robert. Em 2021, recebeu uma oportunidade no elenco principal (contra o La Equidad, na Copa Sul-Americana). Foi titular em praticamente toda a campanha do título do Brasileirão de Aspirantes com o Tricolor. Pode ser uma das possibilidades de Mancini para preencher o grupo.
Vitor Bueno
Fora dos planos do técnico Rogério Ceni, o jogador negocia a rescisão de contrato com o São Paulo. Com experiência no Tricolor paulista e também no Santos, poderia ser uma alternativa do Grêmio para a temporada. Em 120 jogos com a camisa do São Paulo, Vitor Bueno marcou 16 gols. Na última temporada, ele entrou em campo 36 vezes e marcou seis gols.
Jean Carlos
Aos 29 anos, vive o melhor momento da carreira. É visto como um camisa 10 clássico. Fez uma boa Série B do Brasileirão no ano passado, defendendo o Náutico. No começo da janela de transferências, teve seu nome ligado ao Grêmio, mas a negociação não avançou.