Esperança. Essa foi a tônica da entrevista coletiva do vice-presidente de futebol do Grêmio após a goleada por 3 a 0 sobre o São Paulo, na Arena, na noite desta quinta-feira (2). Dênis Abrahão voltou a afirmar que o Tricolor não será rebaixado à Série B e pediu para que os torcedores se mantenham confiantes de que a equipe escapará da queda à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
— Eu nunca deixei de acreditar, porque temos um grupo de jogadores espetaculares, uma comissão técnica da minha total confiança. Acreditem. Tenho muita fé e vou continuar dizendo que nós não vamos cair. Secadores, continuem secando, não vai adiantar. Pode mandar mensagem, entupir o meu celular. Não tem problema. Nós vamos lutar até o final. Vamos para um jogo decisivo com muita força, raça, determinação, respeitando o grande clube que é o Corinthians, mas sabendo da nossa qualidade — disse após o jogo.
Logo na primeira resposta da entrevista coletiva, Dênis ressaltou a grande atuação da equipe diante do São Paulo. Na avaliação dele, "o Grêmio se comportou de maneira gigante" e os atletas compreenderam a importância histórica dos próximos jogos para o clube.
— No momento decisivo, os jogadores entenderam a necessidade de ultrapassar barreiras, de quebrar paradigmas, de sair talvez de uma zona de conforto. Todos, sem nenhuma exceção, entenderam esse momento. Isso gratifica o dirigente, apesar de não termos ganho absolutamente nada ainda. Estamos caminhando, uma caminhada difícil, que vai requerer muita hombridade, dedicação, abnegação, valorização e muito sentimento de gremismo. E hoje (quinta-feira, 2) eles deram essa prova — afirmou o dirigente.
Questionado a respeito do pedido da torcida do Corinthians para que o time vença o Grêmio para "se vingar" do rebaixamento de 2007, confirmado após uma derrota para o Tricolor no Estádio Olímpico, Dênis Abrahão fez questão de elogiar o rival e salientar que não foi o Grêmio quem rebaixou a equipe paulista há 14 anos.
— A torcida pode ter uma vontade, mas do outro lado tem um grande clube. O Grêmio não rebaixou o Corinthians, isso não existe. O Corinthians é um clube centenário, campeão do mundo, tremendamente bem presidido. É um clube excepcional, uma das maiores torcidas do mundo, e não duvido que eles torçam para o Grêmio domingo. É o meu sentimento — pontou o vice de futebol gremista.
Para vencer o jogo de domingo e manter viva a possibilidade de evitar o rebaixamento à Série B, o dirigente pediu que se faça uma epopeia no Itaquerão. Segundo Dênis Abrahão, os jogadores sabem que esse é o "jogo da vida" do Grêmio:
— A cada dia que passa, a minha motivação aumenta, a minha tesão aumenta. Não tenho dúvida de que vamos alcançar o nosso objetivo. Vai ser difícil, vai. Vai ser suado, vai. Vai doer, vai. Vai sangrar, vai. Vai ter choro, vai. Mas, no final, o Grêmio não vai cair. E, se Deus quiser, com o nosso trabalho, com o nosso empenho, vamos superar esse momento inadequado na história do Grêmio.