Time que joga o Brasileirão é diferente de time que joga a Série B. Em meio à nova realidade vivida pelo Grêmio, o clube prepara uma grande reformulação no elenco para a próxima temporada. O baque na queda de divisão acerta em cheio as finanças do clube. Por isso, a intenção para 2022 é montar um time competitivo, mas com uma folha salarial que custe cerca da metade da atual, que está na casa dos R$ 14 milhões.
Em entrevista coletiva na segunda-feira (13), o vice de futebol Dênis Abrahão evitou falar que o grupo de jogadores passará por uma mudança de fotografia. Afinal, segundo ele, "essa é uma área que eu não entendo muito", mas admitiu que "muitos jogadores deixarão o clube" e "alguns jogadores serão contratados".
Nesse vai e vem do mercado gremista, a tendência é de que, mais do que a fotografia do time, a direção vá modificar o álbum de fotos quase inteiro do vestiário tricolor. Ocorrerão chegadas e partidas em todos os setores. GZH faz uma análise por posição de quem fica, de quem deve e de quem pode deixar a Arena nos próximos dias.
Goleiros
Brenno e Gabriel Grando foram aprovados, mas pode ser que um deles não fique no clube. Existe a chance de que um seja negociado para fazer caixa. Por ter sido convocado para os Jogos Olímpicos, Brenno, no momento, tem mais mercado. A pressão será grande, e um goleiro experiente está na lista de compras.
Laterais
Vanderson tem proposta do Brentford. Sem citar o clube inglês, Abrahão admitiu ter uma oferta em sua mesa, e as negociações prosseguem. Um acordo deve ser firmado nas próximas horas. O destino do lateral-direito dificilmente não será a Inglaterra.
Rafinha tem o seu contrato encerrado no fim do ano. Até existe a possibilidade de uma renovação para a próxima temporada. Seu futuro, segundo Abrahão, faz parte de uma análise detalhada que a direção faz neste momento.
Há algumas semanas, o futuro de Cortez era longe de Porto Alegre. Agora, existe a possibilidade de que seu vínculo seja renovado. Acredita-se que ele tem o perfil para disputar a Segunda Divisão. Sua rodagem no futebol pode pesar favoravelmente a sua permanência. Diogo Barbosa tem seu futuro indefinido.
Zagueiros
Operado, Kannemann não sairá em um primeiro momento. Pela liderança, é visto como um nome forte no vestiário. Porém, o alto salário recebido por ele e por Pedro Geromel pode ser impeditivo para a permanência no clube. Ruan está vendido para o Sassuolo. Rodrigues deve seguir. Mais uma vez, Paulo Miranda está fora dos planos.
Meio-campistas
Jean Pyerre interessa ao Alavés. Grêmio e clube espanhol conversam para chegar a um acordo. Outros jogadores terão as suas situações analisadas. Thiago Santos e Lucas Silva tendem a ficar. O mesmo vale para Campaz.
Atacantes
Douglas Costa, pelo seu alto custo, dificilmente vestirá a camisa tricolor na Série B. Diego Souza tem a sua situação analisada. Borja tem o futuro indefinido. Um provável destino é a sua volta para a Colômbia.